Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1598
Autor(es): Lau Filho, Waldy Luiz
Título: "Awop-bop-a-loo-wop-alop-bamboom" : encontros entre história e Rock n' roll no ensino médio.
Data do documento: 2017
Resumo: Essa pesquisa teve como ponto de partida a percepção de que cada vez é maior o número de jovens em idade escolar que se sentem incapazes de atribuir sentido a tudo aquilo que a escola lhes oportuniza. Ao mesmo tempo, quando o processo educativo oportuniza ambientes pedagógicos cooperativos e solidários, abre-se um amplo horizonte para que os sujeitos possam assumir a autoria de sua trajetória e, assim, atribuir sentido às suas ações e ao processo de aprender. Nesse contexto, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar como se constituem os processos de cognição e subjetivação dos alunos e professores participantes da vivência denominada Aulão de História - Dia Mundial do Rock (AH-DMR), ambiente de aprendizagem desenvolvido em uma escola de Educação Básica no município de Santa Cruz do Sul - RS. Participaram da pesquisa 12 (doze) alunos de Ensino Médio e 03 (três) professores de Ensino Médio desta instituição, os quais foram convidados a elaborar três diferentes narrativas sobre as suas percepções de todo este processo. Tendo como referencial os pressupostos da teoria da complexidade e os conceitos da Biologia da Cognição (2011), bem como o estudo das narrativas tecidas pelos participantes da pesquisa, inseri-me neste sistema e permiti-me participar deste processo como um observador observado por mim mesmo. Para o tratamento das emergências trazidas pelas narrativas, utilizei marcadores, sendo estes instrumentos operatórios que possibilitam o acompanhamento do fluxo do viver. Os marcadores selecionados para esse trabalho de pesquisa foram processo autopoiético, acoplamento estrutural, complexificação pelo ruído e viver em ato. Sob este prisma, operei com a percepção de que os autores das narrativas, ao pensarem sobre os seus próprios pensamentos, passaram por um processo de complexificação, o qual simultaneamente ocorreu comigo. Além disso, pude perceber em suas diferentes manifestações o significativo papel que a vivência AH-DMR desempenhou para o grupo de alunos e professores participantes da pesquisa, no sentido de proporcionar um encantamento com o ato de aprender, bem como um novo olhar sobre o papel que a instituição escola ocupa em suas vidas. Os encontros entre História e Rock n' Roll neste ambiente pedagógico constituíram-se no ponto de partida de todo esse processo de complexificação. Toda essa tessitura me permitiu lançar um outro olhar sobre a História e percebê-la como uma ação efetiva e corporalizada sobre o passado. O caminho até aqui percorrido me possibilitou repensar pressupostos teóricos e práticas, assim como permitiu revisitar toda a minha trajetória pessoal e profissional, provocando em mim, bem como em todos os participantes da pesquisa, transformações e mudanças de comportamento.
Resumo em outro idioma: That research had as a starting point the perception that there is an increasing number of school-age young people who feel incapable of giving meaning to everything the school offers them. At the same time, when the educational process provides opportunities for cooperative and supportive pedagogical environments, a broad horizon opens up so that the subjects can assume the authorship of their trajectory and thus assign meaning to their actions and the learning process. In that context, the general objective of that research is to investigate how the processes of cognition and subjectivation of students and teachers participating in the experience called Aulão de História – Dia Mundial do Rock (AH-DMR), a Basic Education school in the municipality of Santa Cruz do Sul - RS. 12 (Twelve) high school students and 03 (three) high school teachers from this institution participated in the study, who were invited to elaborate three different narratives about their perceptions of this whole process. Taking as reference the presuppositions of complexity theory and the concepts of Cognition Biology (2011), as well as the study of the narratives woven by the research participants, I inserted myself in this system and allowed myself to participate in this process as an observer observed by me same. For the treatment of the emergencies brought by the narratives, i used markers, being these operative instruments that allow the monitoring of the flow of life. The markers selected for this research were autopoietic process, structural coupling, noise compounding and live in act. In this light, i operated with the perception that the authors of the narratives, when thinking about their own thoughts, underwent a process of complexification, which simultaneously occurred to me. In addition, I was able to perceive in its different manifestations the significant role that the AH - DMR experience played for the group of students and teachers participating in the research, in order to provide an enchantment with the act of learning, as well as a new look at the Role that the school institution occupies in their lives. The meetings between History and Rock n 'Roll, in this pedagogical environment, constituted the starting point of this process of complexity. All that texture allowed me throw another look about history and to perceive it as an effective and embodied action on the past. The way i have traveled has made me rethink theoretical assumptions and practices, as well as revisit my personal and professional trajectory and provoked, taunting in me, as well as in all the participants of the research, transformations and changes in behavior.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: História (Ensino médio)
Música na educação
Rock
Aprendizagem
Orientador(es): Pellanda, Nize
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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