Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1600
Autor(es): Menezes, Débora Paz
Título: Fenômeno da leitura e dimensão educativa das histórias em quadrinhos.
Data do documento: 2017
Resumo: Nesta dissertação a sustentação para abordar o fenômeno da leitura a partir da leitura das histórias em quadrinhos (HQs) emerge dos estudos em torno da imaginação criadora e da dimensão poética da linguagem realizados no grupo de pesquisa LinCE - Linguagem, Cultura e Educação (PPGEdu/UNISC). O estudo do fenômeno da leitura aprofunda estudos acerca da concepção de imaginação poética como experiência de linguagem realizados no grupo e tem por objetivo contribuir com outras interrogações no campo da pesquisa educacional. O debate em torno do ato de ler é recorrente na educação, pois ler é da dimensão existencial do humano, todos lemos. Porém, e em especial na educação escolar, é generalizada a concepção de leitura como leitura da palavra que explica o mundo em decorrência da histórica opção por uma racionalidade que polariza razão e imaginação, aquela que considera marginal e negativa a linguagem das HQs. Para resistir ao mundo plena e previamente explicado, interrogo que modo encantador de narrar é esse das HQs que favorece uma leitura que nos coloca no acontecimento narrado, na qual sentidos, intelecto e emoção emergem simultaneamente em um jogo dramático que suscita a compreensão no leitor como presença que se consuma em sentido. A intenção do estudo não é buscar respostas, mas circunscrever um campo de pensamento que permita interrogar a relação entre educação e experiência de linguagem a partir da aproximação entre a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer para sustentar a concepção de linguagem como experiência existencial de mundo, aquela na qual o sentido emerge quando constitui situação para o leitor. Uma linguagem viva que torna possível a compreensão que nos orienta nas interações e no real, nos situa entre as coisas e no mundo. Tal aproximação exigiu considerar a composição narrativa entre palavra e imagem desenhada como dimensão lúdica da linguagem que, pela imaginação poética como produção de presença no mundo, nos coloca no acontecimento narrado e contribui para interrogar o pensamento educacional sustentado na explicação de um mundo previamente definido.
Resumo em outro idioma: En esta tesis de maestría, la intención y la sustentación para abordar el fenómeno de la lectura a partir de la lectura de comics emerge de los estudios en torno de la imaginación creadora y de la dimensión poética del lenguaje realizados en el grupo de investigación LinCE - Lenguaje, Cultura y Educación (PPGEdu/UNISC). El estudio del fenómeno de la lectura profundiza estudios acerca de la concepción de imaginación poética como experiencia de lenguaje realizados en el grupo y pretende contribuir con otras interrogaciones en el campo de la investigación educativa. El debate en torno del acto de leer es recurrente en la educación, pues leer es de la dimensión existencial del humano, todos leemos. Sin embargo, sobre todo en la educación escolar, es generalizada la concepción de lectura como lectura de la palabra que explica el mundo debido a la histórica opción por una racionalidad que polariza razón e imaginación, aquella que considera el lenguaje de los cómics como marginal y negativo. Para resistir al mundo pleno y previamente explicado, interrogo qué encantadora manera de narrar es la de los cómics, que favorece una lectura que nos sitúa en el acontecimiento narrado, en el que los sentidos, el intelecto y la emoción surgen simultáneamente en un juego dramático que suscita la comprensión del lector como presencia que se consuma en sentido. La intención del estudio no es buscar respuestas, sino circunscribir un campo de pensamiento que permita interrogar la relación entre educación y experiencia de lenguaje acercándose a la fenomenología de Maurice Merleau-Ponty y a la hermenéutica filosófica de Hans-Georg Gadamer para apoyar la concepción del lenguaje como experiencia existencial del mundo, aquella en la cual el sentido emerge cuando se constituye situación para el lector. Un lenguaje vivo que hace posible el entendimiento que nos guía en las interacciones y en lo real, nos sitúa entre las cosas y en el mundo. Tal aproximación exigió considerar la composición narrativa entre palabra e imagen dibujada como dimensión lúdica del lenguaje que, a través de la imaginación poética como producción de presencia en el mundo, nos sitúa en el acontecimiento narrado y contribuye a interrogar el pensamiento educacional sustentado en la explicación de un mundo previamente definido.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Histórias em quadrinhos
Histórias em quadrinhos na educação
Educação
Leitura
Imaginação
Poética
Desenvolvimento da linguagem
Orientador(es): Richter, Sandra Regina Simonis
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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