Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1601
Autor(es): Lovato, Ana Cristina do Amaral
Título: Experiências de escrita na educação superior : emoções e domínios de ações no linguajar dos estudantes.
Data do documento: 2017
Resumo: Neste estudo abordo o tema "A escrita na educação superior e as emoções" à luz da Teoria da Complexidade. Meu objetivo é problematizar as relações entre a escrita na educação superior e as emoções que configuram o domínio desta ação. Minha investigação está vinculada à Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagens na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. A palavra aqui assume a dimensão de "ação no mundo", como forma de "ser e estar no mundo". Todo meu pensar sobre a escrita em contexto acadêmico está à luz de concepções que tratam a linguagem como fenômeno e as emoções como dinâmica biológica, considerando a aprendizagem como um processo "auto-eco-organizativo" num fluir recursivo e contínuo, que ocorre nas interações, na experiência do viver. A escrita desta dissertação se constitui de uma rede de relações e dependências, que ocorre a partir do questionamento que motiva este estudo: como a escrita na educação superior é influenciada pelas emoções que configuram este domínio de ação? Nessa conversação participam além de Edgar Morin e Humberto Maturana, especialmente, pensadores e escritores como Rafael Echeverría, Walter Benjamin, Fernando Bárcena, Merleau-Ponty, Jorge Larrosa, Clarice Lispector, Marguerite Duras entre outros tantos que têm problematizado a questão da linguagem, da escrita e da aprendizagem. No trilhar investigativo pautado pela fenomenologia como estratégia metodológica, o "linguajar" dos estudantes, participantes da pesquisa, evidencia um fluir emocional decorrente das interações do contexto em que estão inseridos, numa intensa produção de sentidos. Desse modo, minha pesquisa, que se encontra aquecida no calor do pensar complexo e das emoções, vem provocar um outro olhar acerca da escrita, que busca ampliar o debate referente às práticas de escrita na Educação Superior, bem como a pesquisa em educação. Além disso, as reflexões e discussões que aqui se configuram ajudam a pensar a aprendizagem acadêmica dos alunos de graduação a partir da sua relação com a linguagem, especialmente com a escrita.
Resumo em outro idioma: En este estudio abordo el tema "La escritura en la enseñanza superior y las emociones" a la luz de la Teoría de la complejidad. Tengo como objetivo problematizar las relaciones entre la escritura en la enseñanza superior y las emociones que configuran el dominio de esta acción. El estudio hace parte de la Línea de investigación Aprendizaje, Tecnologías y Lenguajes en la Educación, del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad de Santa Cruz del Sur. La palabra aquí asume la dimensión de "acción en el mundo", como forma de "ser y estar en el mundo". Todo mi pensamiento acerca de la escritura en el contexto académico está fundamentada en concepciones que tratan el lenguaje como fenómeno y las emociones como dinámica biológica, considerando el aprendizaje como un proceso "auto-eco-organizativo" en un fluir recurrente y constante, que ocurre en las interacciones, en la experiencia del vivido. La escritura de esta disertación se constituye en una red de relaciones y dependencias, que ocurre desde el cuestionamiento que sigue: ¿Cómo la escritura en la enseñanza superior es influenciada por las emociones que configuran este dominio de acción? En esta conversación colaboran además de Edgar Morin y Humberto Maturana, especialmente, pensadores y escritores como Rafael Echeverría, Walter Benjamin, Fernando Bárcena, Merleau-Ponty, Jorge Larrosa, Clarice Lispector, Marguerite Duras entre otros tantos que han problematizado el lenguaje, la escritura y el aprendizaje. En el caminar investigativo que tiene la fenomenlogía como estrategia metodológica, el “lenguajear” de los estudiantes, que participan de la investigación, pone en evidencia un fluir emocional que es debido a las interacciones del contexto en que están inseridos, en una profunda producción de sentidos. De esta manera, mi investigación, que se encuentra en el calor del pensar complejo y de las emociones, trae otra mirada acerca de la escritura, la cual busca ampliar las discusiones que se refieren a las prácticas de escritura en la enseñanza superior, así como a la investigación en educación. Además de eso, las reflexiones y discusiones que aquí se configuran ayudan a pensar el aprendizaje académico de los estudiantes de nivel universitario desde la relación con el lenguaje, especialmente con la escritura.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Escrita - Estudo e ensino
Educação
Redação acadêmica
Redação técnica
Comunicação escrita
Ensino superior
Aprendizagem
Orientador(es): Gustsack, Felipe
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Cristina do Amaral Lovato.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons