Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1629
Autor(es): Dias, Joseane da Costa
Título: Redes de cooperação como vantagem competitiva : análise de uma empresa do ramo de tintas de Vera Cruz/RS.
Data do documento: 2017
Resumo: Considerando o panorama atual que envolve a globalização, o avanço constante da tecnologia e as variáveis econômicas, sociais e politicas que afetam diretamente a realidade das empresas, criar força através das redes de cooperação tem sido a alternativa buscada pelas micro e pequenas empresas que projetam nesse modelo colaborativo de gestão a sua chance de manterem-se vivas e competitivas no mercado. O presente trabalho teve como objetivo analisar o impacto causado com a inserção da empresa Costa e Costa Comércio de Tintas Ltda. a uma rede de cooperação. O procedimento técnico foi feito através do levantamento de dados (observação diretamente na empresa, entrevista semiestruturada com o proprietário e avaliação dos controles internos da mesma). Foi identificada a realidade da empresa antes e após a sua associação à rede de cooperação, bem como, também foram identificadas as melhorias, potencialidades, desvantagens e dificuldades enfrentadas a partir da associação da empresa à rede de cooperação. Dentre as melhorias e potencialidades, estão: poder de compra, bonificações, compartilhamento de informações e relações sociais, fortalecimento do nome e crescimento do negócio, padronização, marketing compartilhado, treinamentos e redução de custos e riscos, sendo o de maior relevância o poder de compra. Dentre as desvantagens e dificuldades enfrentadas, estão: divergências de opiniões, individualismo, baixo nível de instrução e escolaridade, resistência às mudanças, necessidade de total adimplência, potencial de compra diferente entre os associados, distância geográfica entre as empresas associadas e falta de comprometimento para atingimento das metas, sendo o de maior expressão a falta de comprometimento para atingimento das metas. Ainda, foram avaliados os resultados de faturamentos, despesas, margens médias brutas e líquidas de lucro e lucros brutos e líquidos da empresa, antes e após a sua associação à rede de cooperação. Foram propostas possíveis melhorias nos processos internos, com o intuito de torná-los padrões para a rede, apontando estratégias que possam aprimorar ou colaborar para o desenvolvimento de ambas. O trabalho demonstrou que fazer parte de uma rede de cooperação constitui uma vantagem competitiva para a empresa, sendo o impacto causado positivo, devido às inúmeras vantagens que a rede proporciona.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Empresas
Cooperação
Planejamento estratégico
Redes de negócios
Relações interorganizacionais
Alianças estratégicas (Negócios)
Empresas - Vera Cruz (RS)
Orientador(es): Eisenberger, Cícero Nei
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