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dc.contributor.authorDias, Joseane da Costa-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleRedes de cooperação como vantagem competitiva : análise de uma empresa do ramo de tintas de Vera Cruz/RS.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorEisenberger, Cícero Nei-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEmpresaspt_BR
dc.subject.otherCooperaçãopt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.otherRedes de negóciospt_BR
dc.subject.otherRelações interorganizacionaispt_BR
dc.subject.otherAlianças estratégicas (Negócios)pt_BR
dc.subject.otherEmpresas - Vera Cruz (RS)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1629-
dc.date.accessioned2017-07-22T14:20:03Z-
dc.date.available2017-07-22T14:20:03Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoConsiderando o panorama atual que envolve a globalização, o avanço constante da tecnologia e as variáveis econômicas, sociais e politicas que afetam diretamente a realidade das empresas, criar força através das redes de cooperação tem sido a alternativa buscada pelas micro e pequenas empresas que projetam nesse modelo colaborativo de gestão a sua chance de manterem-se vivas e competitivas no mercado. O presente trabalho teve como objetivo analisar o impacto causado com a inserção da empresa Costa e Costa Comércio de Tintas Ltda. a uma rede de cooperação. O procedimento técnico foi feito através do levantamento de dados (observação diretamente na empresa, entrevista semiestruturada com o proprietário e avaliação dos controles internos da mesma). Foi identificada a realidade da empresa antes e após a sua associação à rede de cooperação, bem como, também foram identificadas as melhorias, potencialidades, desvantagens e dificuldades enfrentadas a partir da associação da empresa à rede de cooperação. Dentre as melhorias e potencialidades, estão: poder de compra, bonificações, compartilhamento de informações e relações sociais, fortalecimento do nome e crescimento do negócio, padronização, marketing compartilhado, treinamentos e redução de custos e riscos, sendo o de maior relevância o poder de compra. Dentre as desvantagens e dificuldades enfrentadas, estão: divergências de opiniões, individualismo, baixo nível de instrução e escolaridade, resistência às mudanças, necessidade de total adimplência, potencial de compra diferente entre os associados, distância geográfica entre as empresas associadas e falta de comprometimento para atingimento das metas, sendo o de maior expressão a falta de comprometimento para atingimento das metas. Ainda, foram avaliados os resultados de faturamentos, despesas, margens médias brutas e líquidas de lucro e lucros brutos e líquidos da empresa, antes e após a sua associação à rede de cooperação. Foram propostas possíveis melhorias nos processos internos, com o intuito de torná-los padrões para a rede, apontando estratégias que possam aprimorar ou colaborar para o desenvolvimento de ambas. O trabalho demonstrou que fazer parte de uma rede de cooperação constitui uma vantagem competitiva para a empresa, sendo o impacto causado positivo, devido às inúmeras vantagens que a rede proporciona.pt_BR
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