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dc.contributor.authorDiehl, Elisabete-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleInfluência da cultura organizacional no comportamento dos colaboradores da Metalúrgica MOR : um estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGerhard, Maribel Fátima-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.otherQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subject.otherAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subject.otherComportamento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1635-
dc.date.accessioned2017-07-24T15:09:13Z-
dc.date.available2017-07-24T15:09:13Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propôs uma pesquisa descritivo-exploratória, por meio de um estudo de caso, com o objetivo geral de verificar a percepção dos clientes internos da Metalúrgica Mor em relação às principais características formadoras da cultura organizacional. Para isso foi aplicado um questionário a um grupo de colaboradores da empresa visando identificar o modo como estas pessoas visualizam a cultura da organização. A amostra foi constituída por 82 funcionários da área produtiva, 65 colaboradores do setor administrativo e 55 funcionários da área de apoio, perfazendo um total de 202 colaboradores. De forma geral, observou-se que os principais componentes que moldam a cultura da organizacional na Metalúrgica Mor são os valores, a história da empresa, sua missão e crenças. Foi possível verificar que a maioria do grupo pesquisado percebe a cultura da empresa, fator que contribui para a formação da identidade da organização. Ainda assim, foi constatada a presença de um grupo de pessoas no qual possui pouco ou nenhum conhecimento em relação aos elementos que moldam a cultura da empresa. Verificou-se também que o modelo de gestão é mais flexível e participativo, onde os colaboradores atuam num ambiente aberto a sugestões, novas ideias e opiniões relativas ao trabalho. Ao final da pesquisa, expõem-se algumas sugestões objetivando melhorar alguns aspectos encontrados através da coleta e análise de dados.pt_BR
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