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dc.contributor.authorSantos, Karen Adriane Oliveira dos-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMotivação : uma pesquisa sobre a satisfação dos funcionários do hotel Recanto do Imperador.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGerhard, Maribel Fátima-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherComportamento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subject.otherSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subject.otherMotivação no trabalhopt_BR
dc.subject.otherCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.otherAmbiente de trabalhopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1636-
dc.date.accessioned2017-07-24T21:14:42Z-
dc.date.available2017-07-24T21:14:42Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA motivação está intimamente ligada a forças provenientes do interior de uma pessoa. É responsável pelo direcionamento, intensidade e persistência dos esforços de uma pessoa. É o processo pelo qual os funcionários traduzem seu capital humano em ações que resultem na conquista dos objetivos organizacionais, de acordo com Robbins (2005). O objetivo do presente estudo foi analisar a percepção dos colaboradores referente ao grau de satisfação no Hotel Recanto do Imperador, identificando os aspectos relacionados ao clima organizacional que influenciam a motivação da equipe de trabalho, bem como os aspectos que não agradam aos mesmos e que acabam sendo fatores desmotivadores. Em primeiro momento, o estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa bibliográfica relacionada ao tema, envolvendo conceitos como o de gestão de pessoas, o comportamento humano nas organizações, conceitos de motivação, recompensas intrínsecas e extrínsecas e a relação das mesmas com a motivação, liderança, clima e comprometimento organizacional. Após foi realizada uma pesquisa através da abordagem qualiquantitativa, com entrevista semiestruturada com a gerente do hotel, no intuito de identificar o ponto de vista da empresa em relação a motivação dos funcionários e através de um questionário fechado, referente ao grau de satisfação e motivação dos colaboradores da empresa. Após a apresentação dos resultados da pesquisa identificou-se que os principais fatores que impactam de maneira positiva a motivação e que podem influenciar no comprometimento da equipe de trabalho são: ambiente e clima agradáveis, remuneração justa, prazer em realizar as tarefas, receber elogios e incentivos pela execução do trabalho e perceber o interesse dos gestores pelo bem-estar dos funcionários. Identificou-se, ainda, que existem alguns fatores que atuam como fatores desmotivadores e que precisam ser aprimorados, tais como pouca receptividade a sugestões de mudanças dadas pelos funcionários, falta de reconhecimento e o esgotamento no trabalho. Sendo assim, foi possível apontar sugestões de melhorias para a organização, a fim de contribuir positivamente com a motivação dos funcionários, propiciando um melhor funcionamento da empresa e, consequentemente, melhores resultados.pt_BR
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