Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1646
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rech, Rafaela | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | (Bio)políticas educacionais e eugenia nos tempos do ministro Gustavo Capanema. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Mozart Linhares da | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper was developed in the research line “Education, Culture and Subject’s Production”, on the “Education” field, of Santa Cruz do Sul University – UNISC, Master and Doctorate – Education post-graduation program. From Michel Foucalt’ theorizations on biopolitics governmentality, I aim to analyze education as a mechanism to nation and population body-species constitution. So, education can be discussed as a tool, like a hinge that puts together individual and population and enables this to be understood as relevant to the construction of biopolitical strategies during the Vargas Era, specifically during the government of Gustavo Capanema at the Education Ministry concerning the years between 1934 and 1945. Thus, this paper unfolds into three chapters. In the first chapter, the Brazilian historical context of the late nineteenth and early twentieth centuries is analyzed, when the search for the ideal constitution of a population is present in the speeches of intellectuals, scientists and statesmen guided by scientific racism thesis. In the second chapter, the discussions about the proposals and the subsequent insertion of an eugenic education in Brazil in the 1920s are problematized when I intend to highlight the importance that educations has at the time. At last, the third chapter is dedicated to the analyses and questioning of the strategies of biopolitics governmentality at the Public Health and Education Ministry during the years of 1934 and 1945. In this paper, I use sources as the publications of the journal Boletim de Eugenia, the minutes of the Eugenics Congress, the magazine Physical Education and records of1934 constituent to provide assistance to this research and to question the biopolitical strategies at the first half of the twentieth century. It was during Capanema Ministry period that biopolitical rationality was constituted as a governmentality strategy, having education as an element that connected to a narrative of nation has regulated the population way of life acting directly on the individuals’ activities and behaviors. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Capanema, Gustavo, 1900-1985 | pt_BR |
dc.subject.other | Biopolítica | pt_BR |
dc.subject.other | Educação e estado | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - História | pt_BR |
dc.subject.other | Eugenia | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1646 | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-07T12:06:48Z | - |
dc.date.available | 2017-08-07T12:06:48Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa “Educação, Cultura e Produção de Sujeitos”, na área de concentração “Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado - da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. A partir das teorizações de Michel Foucault sobre governamentalidade biopolítica, buscou-se analisar a educação como um mecanismo para a constituição da nação e do corpo-espécie da população. Assim, a educação pode ser problematizada como dispositivo, como uma “dobradiça”, que une o indivíduo à população e possibilita que esta seja compreendida como relevante para a construção de estratégias biopolíticas durante a Era Vargas, especificamente durante a gestão de Gustavo Capanema no Ministério da Educação entre os anos de 1934 e 1945. Para tanto, a dissertação desdobra-se em três capítulos. No primeiro capítulo, é analisado o contexto histórico brasileiro do fim do século XIX e início do século XX, momento em que a busca da constituição do ideal de uma população se faz presente nos discursos dos intelectuais, cientistas e estadistas pautados nas teses do racismo científico. No segundo capítulo, são problematizadas as discussões sobre as propostas e posterior inserção de uma educação eugênica no Brasil na década de 1920, em que se pretende chamar a atenção para a importância que a educação assume no período. Por fim, o terceiro capítulo é dedicado às análises e problematizações das estratégias de governamentalidade biopolítica no Ministério da Educação e Saúde Pública durante os anos de 1934 e 1945. Na dissertação, são utilizadas fontes como publicações de periódicos e de congressos como Boletim de Eugenia, Atas do Congresso de Eugenia, Revista de Educação Physica e Anais da Constituinte de 1934 com o intuito de dar subsídio à pesquisa e problematizar estratégias biopolíticas na primeira metade do século XX. Foi no contexto do Ministério Capanema que a racionalidade biopolítica se constituiu como estratégia de governamentalidade, tendo a educação como um elemento que, articulado a uma narrativa sobre a nação, regulou o modo de vida da população, atuando diretamente sobre as atividades e disciplina dos indivíduos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafaela Rech.pdf | 943.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons