Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1650
Autor(es): Bender, Mariluza Sott
Título: As instituições de ensino superior (IES) como campo de trabalho e de inclusão : a percepção de gestores e trabalhadores com deficiência sobre a Lei de Cotas.
Data do documento: 2017
Resumo: Ao longo da história, as pessoas com deficiência (PcD) foram excluídas e mantidas à margem da sociedade, sem acesso aos direitos básicos como educação e trabalho. Desse modo, muitas políticas foram implementadas no sentido de garantir a igualdade de oportunidades para todos os grupos da sociedade. Uma dessas políticas é a Lei nº 8.213 de 1991, que estabelece a reserva proporcional de vagas para pessoas com deficiência em organizações acima de 100 funcionários. Contudo, a despeito das muitas tentativas de se efetivar o processo de inclusão das PcD, muitos empecilhos se fazem presentes nos diversos tipos de organizações e na sociedade como um todo. Entre essas organizações estão as Instituições de Ensino Superior (IES), que têm uma relação direta com o desenvolvimento da região por capacitar profissionais através de cursos superiores, mas principalmente por ser um campo de trabalho que influencia o desenvolvimento social, cultural e econômico. Nesse ensejo, o presente trabalho objetivou conhecer e esmiuçar os motivos manifestos e latentes, que dificultam a inclusão no contexto de trabalho de uma Instituição de Ensino Superior. Assim, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica através do estudo de caso na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Foram realizadas entrevistas com três gestores e sete trabalhadores com deficiência da organização, que foram analisadas sob a Análise de Conteúdo de Bardin. Traçou-se um perfil dos trabalhadores com deficiência da UNISC e definiu-se três temáticas distintas subdivididas em categorias, em que as mais relevantes são as Percepções sobre a Lei de Cotas, Estereótipos, Preconceito discriminativo e Barreiras no acesso. Percebeu-se que a UNISC, embora não esteja cumprindo a contratação de PcD de forma integral e ainda apresente problemas de acessibilidade, como barreiras atitudinais, comunicacionais e arquitetônicas, é uma organização preocupada com a inclusão e tem feito esforços contínuos para tentar cumprir a cota e garantir uma inclusão efetiva. Ademais, é importante lembrar que a universidade é parte de uma sociedade e reflete os valores e preconceitos existentes nela, e enquanto a sociedade apresentar estereótipos e barreiras contra as pessoas com deficiência, esses se refletirão nas organizações. Dessa forma, a mudança da visão e da atitude frente a inclusão das pessoas com deficiência nos diversos contextos deve iniciar por um processo de educação e conscientização da sociedade como um todo.
Resumo em outro idioma: Throughout history, people with disabilities have been excluded and kept on the margins of society without access to basic rights such as education and work. Thus, many policies have been implemented to ensure equal opportunities for all groups in society. One of these policies is Law No. 8,213 of 1991, which establishes the proportional reserve of vacancies for persons with disabilities in organizations with more than 100 employees. However, in spite of many attempts to implement the process of inclusion the people with disabilities, many obstacles are present in the various types of organizations and society as a whole. Among these organizations are higher-education institutions, which have a direct relationship with the development of the region by training professionals through higher education courses, but mainly because it is a field of work that influences social, cultural and economic development. In this way, the present work aimed to know and in details the manifest and latent reasons, which make it difficult to include in the work context of a higher-education institution. Thus, a qualitative research was carried out with a phenomenological approach through the case study at the University of Santa Cruz do Sul (UNISC). Interviews were conducted with three managers and seven disabled workers of the organization, who were analyzed under the Bardin Content Analysis. A profile of UNISC disabled workers was drawn up and three distinct themes were subdivided into categories, the most relevant being Perceptions on the Quota Law, Stereotypes, Discriminatory Prejudice and Barriers in Access. It was realized that UNISC, although not complying with the contracting of people with disabilities in a comprehensive manner and still presents accessibility problems, such as attitudinal, communicational and architectural barriers, is an organization concerned with inclusion and has made continuous efforts to try to meet the quota and guarantee an effective inclusion. In addition, it is important to remember that the university is part of a society and reflects the values and prejudices that exist in it, and as long as society presents stereotypes and barriers against people with disabilities, these will be reflected in organizations. Thus, the change of vision and attitude towards the inclusion of people with disabilities in the various contexts must begin with a process of education and awareness of society as a whole.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Programas de ação afirmativa na educação
Pessoas com deficiência
Inclusão em educação
Política pública
Pessoas com deficiência - Emprego
Orientador(es): Areosa, Silvia Virginia Coutinho
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariluza Sott Bender.pdf2.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons