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dc.contributor.authorPereira, Bruna Silveira-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEfeitos de um roteiro de estimulação sensório motora empregando o jogo e o brincar na terapêutica de uma criança com atraso no DNPM.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMayer, Valéria Neves K.-
dc.degree.departmentCurso de Fisioterapiapt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Through the toy and the play, the child is able to create and recreate situations of his daily life, having the opportunity to understand the world and to understand himself in the world. Sensorimotor physiotherapy can use elements of the game, as well as the fundamentals of play, to make therapy more pleasurable and potentially more efficient. Objective: To verify the contribution of a sensorimotor stimulation script, based on the principles of play and playfulness, for the interweaving between the sensorial and motor aspects, favoring the integral development and also the interactions of a child with delay in the Neuropsychomotor Development (NPMD) with the environment. Method: Retrospective case study, exploratory observational type, with a qualitative-quantitative approach. Pre- and post-intervention evaluations were performed, using Berg Balance Scale (BBS), document analysis, photos, filming and records in the field notebook. The proposed sensorimotor activities were guided by the principles of playfulness, using games and play as conducting elements of the therapy. Results: There was an improvement in the balance, through BBS and daily motor skills, from the analysis of the records in the field notebook, as well as the analysis of the photos and filming. There was also an improvement in the interaction with the people, in the understanding of the requested tasks and in the verbal expression. Conclusion: The results point to the efficacy of games and play for improved balance, broad motor skills and task comprehension of a 9-year-old child with NPMD Delay.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherFisioterapia para criançaspt_BR
dc.subject.otherDesempenho psicomotorpt_BR
dc.subject.otherPsicomotricidadept_BR
dc.subject.otherEstimulação sensorialpt_BR
dc.subject.otherBrincadeiraspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1652-
dc.date.accessioned2017-08-15T14:37:24Z-
dc.date.available2017-08-15T14:37:24Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Através do brinquedo e das brincadeiras a criança é capaz de criar e recriar situações do seu cotidiano, tendo a oportunidade de compreender o mundo e compreender-se no mundo. A fisioterapia sensoriomotora pode utilizar elementos do jogo, assim como os fundamentos do brincar, para tornar a terapêutica mais prazerosa e potencialmente mais eficiente. Objetivo: Verificar a contribuição de um roteiro de estimulação sensoriomotora, pautado nos princípios do brincar e da ludicidade, para o entrelaçamento entre os aspectos sensoriais e motores, favorecendo o desenvolvimento integral e também as interações de uma criança com atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) com o meio. Método: Estudo de caso retrospectivo, do tipo observacional exploratório, de abordagem qualiquantitativa. Foram realizadas avaliações pré e pós-intervenção terapêutica, utilizando Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), análise de documentos, fotos, filmagens e registros no caderno de campo. As atividades sensoriomotoras propostas foram norteadas pelos princípios da ludicidade, sendo utilizados jogos e brincadeiras como elementos condutores da terapêutica. Resultados: Verificou-se melhora do equilíbrio, através da EEB e das habilidades motoras cotidianas, a partir da análise dos registros no caderno de campo, bem como da análise das fotos e filmagens. Evidenciou-se também uma melhora na interação com as pessoas, na compreensão das tarefas solicitadas e na expressão verbal. Conclusão: Os resultados apontam para a eficácia dos jogos e brincadeiras para a melhora do equilíbrio, da motricidade ampla e compreensão da tarefa, de uma criança de nove anos de idade com Atraso no DNPM.pt_BR
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