Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1688
Autor(es): Nunes, Jossana Liessen
Título: "Educação inclusiva, um olhar para a subjetividade : análise dos discursos produzidos pelo portal G1.com".
Data do documento: 2017
Resumo: Quando se pensa em ambiente escolar e educação inclusiva, logo é pensado nas políticas que visam tais direitos. O presente trabalho se detém a reflexões frente como aparecem na mídia os discursos que visam à inclusão e dispõe de reflexões sobre as leis que determinam a garantia de tais direitos e às práticas exercidas. A coleta de dados foi realizada na internet, mais precisamente no site G1.com, foram utilizadas como palavras chaves, educação, escola, deficiência e inclusão. Realizou-se um recorte de tempo, o mesmo definido pelos meses de dezembro de 2016 á março de 2017, para melhor desenvolvimento da análise. Os estudos realizados no viés da educação inclusiva compreendem a mesma como um progresso do desenvolvimento social e que executa uma aproximação de vários personagens, em uma construção cotidiana, visando propostas educacionais e práticas pedagógicas para alcançar as dificuldades apresentadas no cenário escolar. No decorrer do mesmo foi utilizado como sustentação teórico metodológica os estudos pós estruturalistas, dentre eles as contribuições de Rech, Hillesheim, Veiga-Neto, Lopes entre outros, primeiramente relacionando às políticas públicas, , tendo a educação como um processo de socialização, do qual possibilita o desenvolvimento dos sujeitos como pertencentes a uma sociedade. Na contemporaneidade as políticas buscam uma forma de verdade, esta resultante de regras, que visam discutir a maneira com o qual a inclusão vem sendo trabalhada, e o quão difuso e ampliado é o discurso sobre tal. Apesar de fazer menção de como vem se dando este processo, tem-se por finalidade a interpretação dos conteúdos trazidos pelos editores, e questiona-se se o que é apresentado nos dados obtidos é de fato inclusão, ou se estaria mais aproximado de uma integração/inclusão. Ao se pensar na estrutura delineada e almejada para a inclusão, se faz presente a adequação de mudanças necessárias no sentido de se fazer efetivar a inclusão do deficiente no âmbito escolar. Que se encontra em constante desafio para alcançar a integridade à diversidade, visando uma inclusão de fato, que seja efetiva e de forma harmoniosa.
Resumo em outro idioma: Thinking about the school environment and inclusive education leads us to think about the policies that address such rights. This work aims to reflect on how speeches that focus on inclusion appear in the media and reflexes on the laws that determine the guarantees of such rights and the exercised practices. The data collection was executed on the internet, more precisely at the G1 website. The key words used were education, school, disability and inclusion. For the best possible analysis, a timeframe from December/2016 to March/2017 was used. The studies carried out in the inclusive education field comprise it as the progress of the social development that executes an approach of various characters, in a daily format, aiming at educational and pedagogical practices in order to get to the difficulties that the school environment presents us. In the course of the study, methodological support and post-structuralism studies were used, where contributions from Rech, Hillesheim, Veiga-Neto are among them, initially relating to public policies, in order think about the determination of human rights, having education as a process of socialization, from which the development of the subjects belonging to a company are allowed. At the present time, policies seek a form of truth that results of rules which aim to discuss the way inclusion has been practiced, and how diffused and expanded it is. Even though mention is made on how this process has been worked on, the aim is to interpret the content brought by publishers and to question whether what is presented in the data obtained is actually inclusion or if that would be closer to an integration/inclusion. When thinking about the structure outlined and aimed at inclusion, the adequacy of necessary changes is made present in the sense of making the inclusion of the disabled in the school context. That it is in constant challenge to achieve integrity to diversity, aiming for an inclusion of fact, that is effective and in a harmonious way.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Educação inclusiva
Educação especial
Pessoas com deficiência - Educação
Mídia digital
Análise do discurso
Orientador(es): Winter, Gabrielly da Fontoura
Aparece nas coleções:Psicologia

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