Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1692
Autor(es): Breunig, Yohanna
Título: "A grande questão para ser professor é saber criar mecanismos para não adoecer" : prazer e sofrimento no trabalho e as estratégias elaboradas por docentes de escolas estaduais.
Data do documento: 2017
Protocolo CEP: 62725216.2.0000.5343 - 06/12/2016
Resumo: Inúmeras transformações têm ocorrido no mundo do trabalho, visto que o ato de produzir esteve sempre presente na vida da sociedade, mesmo se nos remetermos aos primórdios da humanidade. Portanto, os professores também foram atravessados pelas mudanças no mundo do trabalho e ainda passaram por transformações específicas na área da educação, tendo seus direitos e deveres descritos nas leis. Todavia, é possível perceber algumas cisões entre o que consta nas diretrizes e o que realmente acontece na prática diária, assim como nas condições de trabalho das organizações de ensino. Sendo assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar qual a influência da organização do trabalho na produção de prazer e sofrimento de professores de escolas públicas estaduais, considerando também as estratégias elaboradas para evitar o adoecimento. Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo qualitativa, em que oito professores de escolas estaduais do município de Santa Cruz do Sul/RS foram entrevistados individualmente, através da metodologia da Bola de Neve. Para análise e interpretação das informações, assim como para o embasamento teórico utilizamos os pressupostos da Psicodinâmica do Trabalho (adaptação da metodologia strictu sensu, o que inclui a pré-pesquisa, pesquisa propriamente dita, análise e discussão dos dados e validação). Desse modo, encontramos quatro eixos temáticos por meio da pesquisa de campo, sendo eles: transformações no mundo do trabalho e na educação, em que os docentes relataram suas percepções acerca das modificações do campo da educação nos últimos anos; organização do trabalho, a qual abrange a educação como um todo e não apenas o local de trabalho específico de cada profissional; dinâmica de prazer e sofrimento na categoria docente, onde aparecem aspectos que levam ao sofrimento e como este pode transformar-se em prazer, principalmente por meio do reconhecimento; e, por fim, estratégias elaboradas pelos docentes, em que nos deparamos com dois modos que o coletivo encontra para lidar com as adversidades do cotidiano: estratégias defensivas e estratégias de permanência do sujeito no trabalho. Concluímos que a maior fonte de prazer dos docentes e que se reflete no investimento no trabalho provém do reconhecimento dos alunos, assim como da possibilidade de acompanhar seu crescimento e desenvolvimento com o passar dos anos, o que serve de estímulo para que continuem exercendo o seu trabalho. Entretanto, constatamos que esses profissionais consideram que há pouco reconhecimento da sociedade sobre a sua categoria, assim como se sentem desestimulados pelos gestores públicos, que além de não designarem salários dignos, ainda os tem parcelado. Sendo assim, somos levados a pensar que é necessário mais investimento na educação e maior reconhecimento dos professores, para que estes consigam transformar seu sofrimento em prazer, ao perceberem que sua dedicação tem um sentido.
Resumo em outro idioma: Countless transformations have occurred on working world, since producing was always present in society`s life, even when we refer to the beginnings of mankind. Therefore, teachers also went through changes in working world, specifically the transformations on the educational field, having their rights and duties described in laws. However, is possible to notice some differences between what is on guidelines and what really happens on day-to-day practice, as well as on teaching work conditions. Thus, the present research has the objective of investigating what is the work`s organization influence in the production of state public school teachers‟ pleasure and suffering, also considering developed strategies to avoid suffering. This work was developed from a qualitative field research, in which eight state school`s teachers from Santa Cruz do Sul`s city were individually interviewed, through Snowball methodology. For the analysis and interpretation of the information, as well as for the theoretical basis we used the presuppositions of the Work Psychodynamics (adaptation of the strictu sensu methodology, which includes pre-research, research and validation). Thereby, we found the following four thematic axes: transformations in the working world and education, where teachers have described their perceptions about changes in the field in recent years; work organization, which covers education as a whole and not only the specific workplace of each professional; dynamics of pleasure and suffering in the teaching category, where there are aspects that lead to suffering, but can also be turned into pleasure, mainly through recognition; and finally, strategies developed by teachers, in which we are faced with two ways they find to deal with everyday adversities: defensive strategies and work permanence strategies. We came to the conclusion that the greatest source of pleasure, which reflects on their investment in work, comes from the students‟ recognition, as well as from the possibility of watching them grow and develop over the years, which stimulates them to continue to carry out their work. However, we verified that these professionals consider that there is little recognition from society about their category, as well as they feel discouraged by the public managers and in addition to not earning decent wages, still have them parceled out. Therefore, we are led to think that we need to invest more in education as well as granting the teachers greater recognition, so they can turn their suffering into pleasure by realizing that their dedication has a meaning.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Professores - Formação
Professores - Condições sociais
Saúde do trabalhador
Professores - Satisfação no trabalho
Satisfação no trabalho
Escolas públicas - Corpo docente
Orientador(es): Perez, Karine Vanessa
Aparece nas coleções:Psicologia

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