Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/1699
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dutra, Everton Trindade | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Guarda compartilhada e sua relevância social. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.degree.local | Venâncio Aires | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Borba, Everton José Helfer de | - |
dc.degree.department | Curso de Direito | pt_BR |
dc.description.abstract | This monographic work deals with the theme shared guard and its social relevance. It is intended, in the light of the recent and relevant literature on the situation on the screen, to analyze, discuss and present the main theoretical aspects that involve this problem, as well as the practical aspect accomplished through the jurisprudential analysis. For this, the hermeneutical method of research is used, which basically consists of reading, writing and comparing the theories of the main authors of the Law that deal with this problem. The purpose of the study is to analyze Shared Guard, with emphasis on the best interest of the child and the adolescent, seen as the least burdensome solution to the healthy growth of the children. Based on the assumption that family coexistence is a child and adolescent's right, consistent with the principle of the best interest of the child, as well as considering the main aspects related to the literature in focus, shared custody and its social relevance Is a theme that presents itself as fundamental to every citizen of modernity, given the changes that have taken place in the contemporary family. It remains to be seen that childcare with due sharing among the parents is the best form of the child or the adolescent if Health, and especially psychological development. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Guarda compartilhada | pt_BR |
dc.subject.other | Direito de família | pt_BR |
dc.subject.other | Alienação (Psicologia social) | pt_BR |
dc.subject.other | Guarda de menores | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1699 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-04T12:54:52Z | - |
dc.date.available | 2017-10-04T12:54:52Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho monográfico trata do tema guarda compartilhada e sua relevância social. Pretende-se, à luz da literatura recente e relevante a propósito da situação em tela, analisar, discutir e apresentar os principais aspectos teóricos que envolvem essa problemática, bem como o aspecto prático realizado através da análise jurisprudencial. Para tanto, utiliza-se o método hermenêutico de pesquisa, o qual consiste, basicamente, na leitura, fichamento e comparação das teorias dos principais autores do Direito que tratam desse problema. O objetivo do trabalho é analisar a Guarda Compartilhada, com ênfase no melhor interesse da criança e do adolescente, visto como a solução menos gravosa para o crescimento saudável dos filhos havidos em comum. Partindo-se do pressuposto de que a convivência familiar é um direito próprio da criança e do adolescente, consistente no princípio do melhor interesse do menor, bem como considerando os principais aspectos atinentes à literatura em foco, a guarda compartilhada e sua relevância social é um tema que se apresenta como fundamental para todo e qualquer cidadão da modernidade, haja vista as modificações ocorridas na família contemporânea, restando comprovada que a guarda de filhos com o devido compartilhamento entre os genitores, é a melhor forma da criança ou o adolescente se desenvolverem saudavelmente em seus aspectos sociais e principalmente o desenvolvimento psicológico. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Everton Trindade Dutra.pdf | 893.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons