Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1706
Autor(es): Silva, Midian da Rosa
Título: O planejamento do serviço social no IFSUL Venâncio Aires.
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho se deu através da análise de estágio curricular obrigatório em Serviço Social que foi realizado no IFSUL - campus Venâncio Aires, que integra a rede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, com sede em Pelotas/RS que tem como foco principal a educação através de cursos gratuitos ligados à demanda da região e ao potencial metalomecânico, em diferentes modalidades de ensino. Cursos integrados ao ensino médio e subsequentes ao mesmo, bem como cursos técnicos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de programas como o Pronatec e Mulheres Mil. Para desenvolvimento desse trabalho a estagiária utilizou-se da pesquisa qualitativa, pois trabalhou com a realidade do estágio, fazendo uso de documentos e sistematizações desenvolvidas pela estagiária e autora do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC durante percurso do estágio nos níveis II, III e IV. Esses documentos são diários de campo em todos os níveis de estagio, relatórios descritivos processuais, relatórios finais de estágio curricular obrigatório. Sob o tema: "O Planejamento do Serviço Social no IFSUL Venâncio Aires", esse trabalho elencou como problema trabalhado: "Como a estagiária de Serviço Social contribuiu com o PLANEJAMENTO do Serviço Social no IFSUL Venâncio Aires no período de 2015/1 a 2016/1?" Através deste problema, elenca-se três hipóteses, sendo: I - A estagiária de Serviço Social no IFSUL Venâncio Aires, contribuiu na elaboração e planejamento de ações do Serviço Social na instituição. II - A estagiária de Serviço Social no IFSUL Venâncio Aires, contribuiu para a democratização da informação a respeito da Assistência Estudantil na instituição. III - A estagiária de Serviço Social no IFSUL Venâncio Aires, contribuiu para efetivação do acesso aos benefícios estudantis através do planejamento, execução e avaliação do instrumental utilizado. Como resultado, acredita-se que a estagiária contribuiu para o planejamento de ações do Serviço Social e democratização de informações a respeito da Assistência Estudantil na instituição, observando o instrumental utilizado em busca de respeitar a individualidade dos usuários, possibilitando a permanência no recebimento de benefícios.
Resumo em outro idioma: This work was carried out through the analysis of the curricular internship in Social Work, at IFSUL-Campus Venâncio Aires, that integrates the network of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, headquartered in Pelotas-RS. The institute focus in education through free courses linked to the region's demand and to the metal-mechanical potential in different teaching modalities, besides course integrated to high school and subsequent to it, as well as technical courses in the Youth and Adult Education (EJA) modality, through programs such as Pronatec and Mulheres Mil. In order to develop this work, the trainee used the qualitative research, as she worked with the reality of the internship, using documents and systematizations developed by the intern and the elaboration of the Course Completion Work during the stage at levels II, III and IV. These documents are field journals at all stages, procedural descriptive reports, final reports of the curricular traineeship. Under the theme: "Social Service Planning in the IFSUL Venâncio Aires”, This work listed as a problem worked: "How did the Social Work trainee contributed with the planning of Social Service in IFSUL Venâncio Aires Through the problem that was develop in the period 2015/1 to 2016/1?" three hypotheses are drawn: - The Social Service trainee at the IFSUL Venâncio Aires, contributed in the elaboration and planning of actions of the Social Service in the institution. II - The Social Service trainee at the IFSUL Venâncio Aires, contributed to the democratization of the information regarding the Student Assistance in the institution. III - The Social Service trainee at the IFSUL Venâncio Aires, contributed to effective access to student benefits through the planning, implementation and evaluation of the instruments used. The work concluded that the trainee contributed to the planning of actions of Social Work and democratization of information regarding Student Assistance in the institution, observing the instruments used in order to respect the individuality of the users, allowing the permanence in receiving benefits.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Serviço Social
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Venâncio Aires)
Serviço social - Planejamento
Estudantes - Assistência social
Estudantes de serviço social
Orientador(es): Viccari, Eunice Maria
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Midian da Rosa Silva.pdf491.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons