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dc.contributor.authorCerentini, Nícolas Pieniz-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDosagem de um pré-misturado a frio utilizando material asfáltico fresado.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMattos, João Rodrigo Guerreiro-
dc.degree.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractIt is known that many highways in brazilian soil find themselves in poor conditions, needing maintenance and in some cases, even restoration, and yet, they don’t reach the expected performance. Through this scenario, those operations exploit resources directly and in many ways, they end up harming the environment. Facing these problems, the goal of this research is to analyze the feasibility of recycling the reclamed aggregate from the asphalt’s milling process, byproduct that is, in most cases, discarded in non authorized areas. This study aims, through laboratory tests, to elaborate one cold bituminous mixture with reclamed milled aggregate, for uses as superficial layer and maintenance of the pavement, in low and very low traffic lanes. In this research, for the achievement of the asphalt emulsion content percentage, were moulded 3 samples for each preliminary percentage (5%, 6%, 7%, 8%, and 9%), totalizing 15 samples. Therefore, was studied their volumetric parameters, which are the bulk density, the theoretical maximum density and the void volume. After that, was tested the Marshall stability and flow test, on those preliminary samples, in order to characterize them mechanically. With the results, was then determined the emulsion content percentage, which was 7%. This percentage was obtained through the aritmetic mean of the preliminar percentages which obtained the Best results. Lastly, were moulded 3 samples with this new percentage, for its mechanical characterization through resilience modulus test and tensile strenght test.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherRodovias - Projetos e construçãopt_BR
dc.subject.otherEstradas - Projetos e construçãopt_BR
dc.subject.otherEstradas - Manutenção e reparospt_BR
dc.subject.otherAsfaltopt_BR
dc.subject.otherPavimentos de asfaltopt_BR
dc.subject.otherPavimentos - Manutenção e reparospt_BR
dc.subject.otherAgregados (Materiais de construção)pt_BR
dc.subject.otherProdutos recicladospt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1747-
dc.date.accessioned2017-10-20T19:24:22Z-
dc.date.available2017-10-20T19:24:22Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoSabe-se que muitas rodovias brasileiras encontram-se em péssimo estado, necessitando de manutenção e restauração que nem sempre atingem o desempenho esperado e que, muitas vezes acabam explorando recursos de forma direta, sem necessidade, e também agredindo o meio. Frente a esses problemas, o alvo deste estudo é a análise da viabilidade para uma reciclagem do agregado oriundo das operações de fresagem do revestimento asfáltico, subproduto esse que muitas vezes é descartado em áreas impróprias. Esta pesquisa busca, através de ensaios laboratoriais, elaborar um projeto de mistura asfáltica a frio (PMF) com agregado fresado, para fins de revestimento e manutenção do pavimento em vias de tráfego leve e muito leve. Neste estudo, para a obtenção do teor de projeto da mistura asfáltica, foram moldados 3 corpos de prova para cada teor preliminar (5%, 6%, 7%, 8% e 9%) e então estudados seus parâmetros volumétricos, que são a densidade aparente, densidade máxima teórica e volume de vazios. Em seguida, foram ensaiados a estabilidade e fluência Marshall nestas misturas preliminares, a fim de caracterizá-las mecanicamente. Com esses resultados, foi então determinado o teor de projeto de 7%, pela média aritmética dos teores que obtiveram melhor desempenho nos parâmetros densidade aparente, volume de vazios e estabilidade Marshall. Por fim, foram moldados 3 CPs nesse teor de projeto de 7%, para a sua caracterização mecânica por ensaios de módulo e de resistência a tração.pt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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