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http://hdl.handle.net/11624/1749
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Kirst, Carina | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Relatos de uma viagem pela política nacional de humanização : problematizações acerca da educação e produção de trabalhadores da saúde. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Souza, Camilo Darsie de | - |
dc.contributor.advisorco | Oliveira, Cláudio José de | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to explore the operation of the regimes of truth established by the National Humanization Politic, especially in the field of health. To that, the areas of Education, Health and Public Policies are articulated. According to the Foucault’s theory, it is understood that the subjects produce and are produced by culturalhistorical-social-esconomic aspects, which cross and are crossed by the real discourses produced by the different areas. Thus, the discourses are social practices that are tied to the relations of power and knowledge, that is, the practices are constructed within discursive plots inherent to the relations of power and knowledge. The concepts-tools used in this research are: biopower, governmentality and regimes of truth. The method chosen for the research was document analysis. The document used was the Caderno HumanizaSUS vol. 1 (2010) - HNP: training and intervention, as the focus of the analysis. From the materiality of the presented speeches, what is said is discussed, and, it is discussed about the HNP as a regime of truth and as a tool of social inclusion in health. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Humanização da assistência | pt_BR |
dc.subject.other | Política pública | pt_BR |
dc.subject.other | Biopolítica | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde pública | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1749 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-23T11:45:38Z | - |
dc.date.available | 2017-10-23T11:45:38Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo explorar os modos de operação dos regimes de verdade estabelecidos por meio da Política Nacional de Humanização, especialmente no campo da saúde. Para tanto, são articuladas as áreas da Educação, da Saúde e das Políticas Públicas. Em conformidade com a teoria foucaultiana, entende-se que os sujeitos produzem e são produzidos por aspectos culturais-históricos-sociais-econômicos, os quais atravessam e são atravessados pelos discursos de verdade produzidos pelas diferentes áreas. Assim, os discursos são práticas sociais que estão amarradas às relações de poder e saber, ou seja, as práticas se constroem dentro de tramas discursivas inerentes às relações de poder e saber. Os conceitos-ferramentas utilizados nesta pesquisa são: biopoder, governamentalidade e regimes de verdade. O método escolhido para a pesquisa foi análise de documentos. O documento utilizados foram o Caderno HumanizaSUS vol. 1 (2010) – PNH: formação e intervenção, como foco da análise. A partir da materialidade dos discursos apresentados, problematiza-se o que está dito, e, discorre-se sobre a PNH enquanto regime de verdade e enquanto uma ferramenta de inclusão social na saúde. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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