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dc.contributor.authorKirst, Carina-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleRelatos de uma viagem pela política nacional de humanização : problematizações acerca da educação e produção de trabalhadores da saúde.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSouza, Camilo Darsie de-
dc.contributor.advisorcoOliveira, Cláudio José de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis research aims to explore the operation of the regimes of truth established by the National Humanization Politic, especially in the field of health. To that, the areas of Education, Health and Public Policies are articulated. According to the Foucault’s theory, it is understood that the subjects produce and are produced by culturalhistorical-social-esconomic aspects, which cross and are crossed by the real discourses produced by the different areas. Thus, the discourses are social practices that are tied to the relations of power and knowledge, that is, the practices are constructed within discursive plots inherent to the relations of power and knowledge. The concepts-tools used in this research are: biopower, governmentality and regimes of truth. The method chosen for the research was document analysis. The document used was the Caderno HumanizaSUS vol. 1 (2010) - HNP: training and intervention, as the focus of the analysis. From the materiality of the presented speeches, what is said is discussed, and, it is discussed about the HNP as a regime of truth and as a tool of social inclusion in health.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherHumanização da assistênciapt_BR
dc.subject.otherPolítica públicapt_BR
dc.subject.otherBiopolíticapt_BR
dc.subject.otherSaúde públicapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1749-
dc.date.accessioned2017-10-23T11:45:38Z-
dc.date.available2017-10-23T11:45:38Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo explorar os modos de operação dos regimes de verdade estabelecidos por meio da Política Nacional de Humanização, especialmente no campo da saúde. Para tanto, são articuladas as áreas da Educação, da Saúde e das Políticas Públicas. Em conformidade com a teoria foucaultiana, entende-se que os sujeitos produzem e são produzidos por aspectos culturais-históricos-sociais-econômicos, os quais atravessam e são atravessados pelos discursos de verdade produzidos pelas diferentes áreas. Assim, os discursos são práticas sociais que estão amarradas às relações de poder e saber, ou seja, as práticas se constroem dentro de tramas discursivas inerentes às relações de poder e saber. Os conceitos-ferramentas utilizados nesta pesquisa são: biopoder, governamentalidade e regimes de verdade. O método escolhido para a pesquisa foi análise de documentos. O documento utilizados foram o Caderno HumanizaSUS vol. 1 (2010) – PNH: formação e intervenção, como foco da análise. A partir da materialidade dos discursos apresentados, problematiza-se o que está dito, e, discorre-se sobre a PNH enquanto regime de verdade e enquanto uma ferramenta de inclusão social na saúde.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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