Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMetzger, Liamar-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise das estratégias de merchandising e product placement no filme Para Sempre Alice : como as marcas utilizam o universo imaginário para atrair a atenção do consumidor.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorKegler, Bruno-
dc.degree.departmentCurso de Publicidade e Propagandapt_BR
dc.description.abstractThe present study has as main objective to analyze the strategies of Merchandising in the movie Still Alice, and in this position, as the present marks are positioned. The problem is to identify which the brands present and classify what kind of inserts they use in the plot; besides categorizing them and verifying which category has the highest number insertions. There is a critical and interpretive discussion in the sequence, based in the theoretical framework that underlies the study. In order to achieve the objectives, the methodology was composed of a methods and techniques for data collection and analysis, which bibliographic research, and content analysis. In the course of the research, the film was analyzed and 63 scenes were perceived, generating 69 insertions of marks, represented by 7 different brands. The monograph is structured in four chapters: in the first, we study the core ideas of cultural industry, mass culture and syncretism, in which we refer in Morin (2005) and Wolf (2009). In the second, we approach the concept of advertising and propaganda, cinema and merchandising; having as references Domenach (2005), Kotler (1985), Souza (1989), Cabral (1991), Canclini (1994 e 2005), Ramos (1995), Reis (1995), Carvalho (1996), Machado (1996), Xavier (1996), Sant´Anna (1998), Einstein (2002), Burrowes (2008), Comparato (2008), Donaton (2008), Veronezzi (2009), Feltrin (2010), Helena (2012). In the third chapter, we present the methodology used for the accomplishment of the present study. Finally, in the fourth chapter, we present the film Still Alice, in addition to the analysis of this search.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherIndústria culturalpt_BR
dc.subject.otherCultura de massapt_BR
dc.subject.otherCinema na publicidadept_BR
dc.subject.otherMerchandisingpt_BR
dc.subject.otherInclusão de produtos nos meios de comunicaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1819-
dc.date.accessioned2017-11-27T12:09:12Z-
dc.date.available2017-11-27T12:09:12Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo principal analisar as estratégias de merchandising presentes no filme Para Sempre Alice, e nesta posição, como as marcas presentes se posicionam. A problemática consiste em identificar quais as marcas presentes e classificar que tipo de inserções as mesmas utilizam na trama; além de categorizá-las e verificar qual categoria possui o maior número de inserções. Há uma discussão crítica e interpretativa na sequência, com base no referencial teórico que fundamenta o estudo. Para a consecução dos objetivos, a metodologia foi composta por um conjunto de métodos e técnicas de coleta e análise dos dados, que contempla pesquisa bibliográfica, e análise de conteúdo. No decorrer da pesquisa, o filme foi analisado e foram percebidas 63 cenas, gerando 69 inserções de marcas, representada por 7 marcas distintas. A monografia está estruturada em quatro capítulos: No primeiro, estudamos as ideias centrais de indústria cultural, cultura de massa e sincretismo, nos quais nos referenciamos em Morin (2005) e Wolf (2009). No segundo, abordamos o conceito de: publicidade e propaganda, cinema e merchandising; tendo como referências Domenach (2005), Kothler (1985), Souza (1989), Cabral (1991), Canclini (1994 e 2005), Ramos (1995), Reis (1995), Carvalho (1996), Machado (1996), Xavier (1996), Sant´Anna (1998), Einstein (2002), Burrowes (2008), Comparato (2008), Donaton (2008), Veronezzi (2009), Feltrin (2010), Helena (2012). No terceiro capítulo, apresentamos a metodologia utilizada para a concretização do presente estudo. Por fim, no quarto capítulo, apresentamos o filme Para Sempre Alice, além da análise da presente pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Liamar Metzger.pdf2.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons