Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1820
Autor(es): Ghisleni, Andréia Henn
Título: Narrativas de professores sobre a docência em uma escola de ensino fundamental.
Data do documento: 2017
Resumo: Esta dissertação tem como problemática central analisar de que forma um grupo de professores que trabalha com os anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública, no interior do Rio Grande do Sul, narra sua constituição docente. A estratégia metodológica visa analisar as narrativas de oito professores por meio de um grupo de discussão, criado para produzir os dados deste estudo e realizado em seis encontros presenciais. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo. Como ferramentas conceituais, para operar na análise do material empírico, foram trabalhados o conceito de narrativas a partir de Jorge Bondía Larrosa; o de saberes experienciais em Maurice Tardif, Claude Lessard e Jorge Bondía Larrosa; a problematização da docência a partir de António Nóvoa, Bernardete Gatti, Elí Terezinha Henn Fabris, Alfredo Veiga-Neto, entre outros. Os dados da pesquisa apontam para a predominância dos seguintes enunciados: 1) A realidade e a constituição da docência; e 2) Disciplina, vocação e desafios da docência. Percebe-se, com o estudo, que esses enunciados não são novos, nem específicos dos professores deste grupo, mas compõem narrativas recorrentes na contemporaneidade. Entretanto, alguns enunciados apontam para a invenção desse professor, como a intensificação da função docente e a prioridade em conduzir a conduta dos alunos, nos processos de socialização, a partir do trabalho docente focado na "realidade".
Resumo em outro idioma: This dissertation has as it mainly problem to analyze how a group of teachers that works with the final years of Elementary School, in a public school, in the interior of Rio Grande do Sul, narrates its teaching constitution starting from the experiential knowledge. The methodological strategy aims to analyze the narratives of eight teachers through a discussion group, created to produce the data of this study and carried out in six meetings. This research is characterized as a case of a qualitative study. As conceptual tools, to operate in the analysis of the empirical material, the following authors were used: the concept of narratives from Jorge Bondía Larrosa; the experiential knowledge in Maurice Tardif, Claude Lessard and Jorge Bondía Larrosa; the problematization of teaching from António Nóvoa, Bernardete Gatti, Elí Terezinha Henn Fabris, Alfredo Veiga-Neto and others. The research data points to the predominance of the following statements: 1) reality and the constitution of teaching; and 2) discipline, vocation and challenges of teaching. From the study, it can be seen that these statements isn’t new and neither specific to the teachers of this group, but it is part of recurrent narratives in contemporaneity. However, some statements point to the invention of this teacher, such as the intensification of the teaching function and the priority in conducting the students' behavior in the processes of socialization from the teaching workfocused on "reality".
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Professores - Formação
Educação de crianças
Professores de ensino fundamental
Orientador(es): Oliveira, Cláudio José de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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