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http://hdl.handle.net/11624/1835
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rosa, Fernanda da Silva | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Revista Nova Escola e neurociência : uma discussão sobre dispositivos biopolíticos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Mozart Linhares da | - |
dc.contributor.advisorco | Souza, Camilo Darsie de | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work, I problematize Neuroscience through articles presented in the New School Magazine published between the months of January 2006 until August 2013. Thus, I approach the implications of the knowledge that composes this area, as biopolitical devices that operate in the constitution of the subjects, intending their articulations to the area of education. To do so, I present the concepts used in the course of the research, especially those produced in the context of the Foucaultian Studies. Sequentially, I approach issues related to Neuroscience and Education, in order to contextualize the study. Afterwards, I report how the research trajectory is constituted and, finally, I discuss the subjects of New School Magazine, based on categories related to the main themes disseminated by the material used. Within the analytical categories, there was a common point: the use neuroscience as an educational protocol, involving family and school in assignments to a healthy brain and apt to the learning process. The categories were defined as follows: “Brain and movement”, referring to questions about music, dance and body care; The second one is "Brain and teaching", whose questions relate to how the teacher should prepare and execute his classes and also what would be the most favorable resources for learning; Third one is "Brain, learning manager" where it addresses the mechanisms that the brain uses for the learning process; and the fourth category is entitled "Brain and disorders" in which topics, such as attention deficit hyperactivity disorder and global developmental disorders, have been addressed and discussed, as well as other topics related issues. Thus, I believe that this research imbricated theory and practice, as it discussed specific cases of the classroom exposed in the journal, such approximations allow discussing certain themes by other lenses. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Nova Escola (Revista) | pt_BR |
dc.subject.other | Biopolítica | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Neurociências | pt_BR |
dc.subject.other | Educação e estado | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1835 | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-05T16:39:51Z | - |
dc.date.available | 2017-12-05T16:39:51Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, problematizo a Neurociência por meio de matérias apresentadas na Revista Nova Escola, publicadas entre os meses de janeiro de 2006 a agosto de 2013. Assim, abordo as implicações dos conhecimentos que compõem esta área enquanto dispositivos biopolíticos que operam na constituição dos sujeitos, tencionando suas articulações à área da Educação. Para tanto, apresento os conceitos utilizados no decorrer da pesquisa, especialmente aqueles produzidos no contexto dos Estudos Foucaultianos. Sequencialmente, abordo questões referentes à Neurociência e à Educação de modo a contextualizar o estudo. Após, relato como se constitui a trajetória da pesquisa e, por último, discuto as matérias da Revista Nova Escola, a partir de categorias relacionadas aos principais temas divulgados pelo material utilizado. Dentro das categorias analíticas houve um ponto comum: a utilização da Neurociência como um protocolo educacional, envolvendo família e escola nas atribuições para um cérebro saudável e apto para o processo de aprendizagem. As categorias ficaram definidas da seguinte forma: a primeira "Cérebro e movimento", referindo-se às questões de música, dança e cuidados com o corpo; a segunda "Cérebro e docência", em que as questões centrais referem-se a como o docente deve preparar e executar suas aulas e quais os recursos mais favoráveis para a aprendizagem; a terceira "Cérebro, gestor da aprendizagem", em que as matérias faziam referência a como o cérebro aprende; e a quarta categoria intitulada de "Cérebro e a produção de transtornos", em que temas como déficit de atenção e hiperatividade, e transtornos globais do desenvolvimento foram abordados e discutidos, entre outros temas relacionados. Desse modo, acredito que esta pesquisa imbricou teoria e prática, pois discutiu casos pontuais da sala de aula expostos na revista, tais aproximações possibilitaram discutir determinados temas por outras lentes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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