Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1837
Autor(es): Abreu, Rudimar Serpa de
Título: A educação a distância na universidade comunitária - novas territorialidades : o caso da UNISC no Rio Grande do Sul.
Data do documento: 2017
Resumo: Na presente Tese atenta-se para a Educação a Distância em uma universidade comunitária: a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). A dimensão essencial deste estudo reside na compreensão de como a Universidade estabelece a sua territorialidade, ou seja, de que modo atua e se apropria do território, onde a universidade passa a atuar através da Educação a Distância. A educação presencial, na Universidade Comunitária, constitui um território já conhecido, caracterizado por interações presenciais e vínculos construídos historicamente, em sua relação com as demais instituições e agentes sociais presentes em sua região de abrangência e/ou de atuação. Já, a promoção da Educação a Distância pela Universidade Comunitária leva à configuração de outro território, descontínuo, em rede, mutável, instável, ainda em formação, com peculiaridades, especificidades e características distintas que devem ser consideradas e refletidas. A partir do contexto apresentado, e considerando-se que o princípio do compromisso com a comunidade e o desenvolvimento regional é uma característica identitária das Instituições Comunitárias, e que suas áreas de atuação territorial se tornam virtuais, mais fluidas ou, praticamente, inexistentes na educação a distância, questiona-se, a partir do seguinte problema de pesquisa: De que modo ocorre a construção/reconstrução da identidade territorial da universidade comunitária, e quais as estratégias de gestão para concretizar seus valores institucionais referentes ao princípio do comunitário/regional, nos cursos de graduação, na modalidade de Educação a Distância? Alinhado ao problema de pesquisa teve-se o objetivo geral de analisar de que modo a universidade comunitária pesquisada constrói/reconstrói sua identidade territorial e suas estratégias de gestão. Os eixos de interpretação estão ancorados, respectivamente, na Educação Presencial e a Distância, sua história, legislação, política e estrutura; na Educação Superior, com foco nas análises sobre o caráter conceitual de universidade comunitária e sua gestão institucional; e na Geografia, sob os enfoques teóricos de território, rede e desenvolvimento regional. Em termos metodológicos optou-se pela abordagem qualitativa. A aplicação dos fundamentos epistemológicos do materialismo dialético se justifica nesta investigação, pois tais fundamentos encontram-se alicerçados na lógica interna do processo e em métodos que desvelam a dinâmica e as contradições dos fenômenos, e a relação homem/natureza, reflexão/ação e teoria/prática. Portanto, busca-se a compreensão do singular em seus limites/possibilidades e contradições/mediações, que se articulam à totalidade mais ampla, em que a associação de ideias antagônicas se torna produtiva e, ao mesmo tempo, complementar. A operacionalidade do estudo residiu no exame de fontes documentais ou secundárias (arquivos, documentos, relatórios, leis, atas...) e fontes primárias (entrevistas, depoimentos, observação direta...) que refletem representações, identidades, valores, conceitos e comportamentos sociais. A análise de conteúdo foi o recurso auxiliar para o estabelecimento da análise dos estudos e dos dados coletados, que permitiu as inferências sobre os dados coletados a partir das três categorias emergentes: O território-rede da graduação a distância; A graduação a distância e o desenvolvimento regional; A gestão institucional na graduação a distância. Em resposta ao objetivo principal desta pesquisa, constata-se que não houve ações deflagradas no âmbito da gestão da instituição e do curso, que buscassem a construção de uma identidade territorial. Nos depoimentos fica evidente que a identificação dos estudantes era mais relacionada à Unisc Sede, como universidade, não identificando os valores institucionais.
Resumo em outro idioma: This Thesis concentrates on Distance Education in a community university, the University of Santa Cruz do Sul (UNISC). The essential dimension of this study lies in the comprehension of how the University establishes its territoriality, that is, how it actuates and gets the territory where the university starts to actuate through Distance Education. Face-to-face education in the Community University constitutes a territory which is already known and characterized by face-to-face interactions and bonds that have been constructed historically in its relationship with other institutions and social agents present in its region of coverage and/or performance. Meanwhile, the promotion of Distance Education by the Community University leads to the configuration of another territory which is discontinuous, networking, changeable, unstable, still under development, with peculiarities, specificities and distinctive characteristics that must be taken into consideration and deserve a close reflection. From the described context and considering that the commitment principle with the community and the regional development is an identity characteristic of Community Institutions and that their areas of territory performance become virtual, more fluid or virtually non-existent in the distance education, a question is proposed from the following research problem: How does the construction/reconstruction of the community university territory identity occur and which are the management strategies to materialize its institutional values regarding the community and regional principle within the undergraduate courses in the Distance Education mode? Aligned with the research problem, the general objective is to analyze how the investigated community university constructs and reconstructs its territory identity and management strategies. The interpretation axes are anchored respectively on the Face-to-Face and on the Distance Education, their history, legislation, policy and structure; the Higher Education focuses on the analysis about the conceptual character of the community university and its institutional management; and in Geography, with theoretical approach of territory, networking and regional development. In terms of methodology, the choice was the qualitative approach. The application of epistemological groundings from the dialectic materialism is justified in this investigation because they find their foundations in the inner rationale of the process and in methods that unveil the dynamics and contradictions of the phenomena and the relation between man and nature, reflection and action and, theory and practice. Therefore, it searches to understand the singular aspect in its limits and possibilities as well as the contradictions and mediations which articulate widely and fully where the association of antagonistic ideas become productive and at the same time complementary. The operability of the study comprised the examination of documental or secondary (files, documents, reports, laws, minutes…) sources and on primary sources (interviews, testimonies, direct observation…) that reflect representations, identities, values, concepts and social behaviors. The content analysis was the supportive resource to establish the analysis of the studies and the collected data that allowed inferences about the collected data from the three emerging categories: The territory and network of distance undergraduate study; Distance undergraduate study and regional development; The institutional management in the distance undergraduate study. In response to the main objective of this research, it has been found out that there were no actions triggered within the management framework of the institution and the course in the attempt to construct a territory identity. The testimonies evidence that the students´ identification is mainly related to Unisc headquarters as a university and that they do not recognize institutional values.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Universidade de Santa Cruz do Sul
Desenvolvimento regional
Ensino a distância
Orientador(es): Silveira, Rogério Leandro Lima da
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rudimar Serpa de Abreu.pdf4.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons