Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1841
Autor(es): Jacóbsen, Rafael Tatsch
Título: Aquisição léxico-semântica em L2 por meio da leitura em inglês.
Data do documento: 2017
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar a possibilidade de aquisição léxico-semântica em L2 em um contexto de leitura de dois contos em língua inglesa. A fim de chegarmos à nossa pesquisa experimental, iniciamos nosso trabalho discorrendo sobre cognição, linguagem, compreensão leitora e conhecimento lexical. Em relação ao ensino e à aprendizagem de léxico em L2 por meio da leitura, apresentamos os estudos de Teng (2015 e 2016), Laufer (1997), Ur (2012), Nation e Waring (1997), Schmitt (2008), dentre outros, que revelam aspectos importantes sobre o conhecimento lexical e a importância de um léxico mental rico para uma melhor compreensão em leitura. Dentre as estratégias de aprendizado de vocabulário em L2 citadas, destacamos os estudos de Ur (2012) e Holden (2009), os quais afirmam que estabelecer conexões entre as famílias de palavras, cognatos entre duas línguas e relações entre campos semânticos, dentre outras, são estratégias eficazes e relevantes para uma otimização da aquisição lexical em L2. Os participantes desta pesquisa foram dez alunos de nível intermediário e avançado em leitura de uma escola de línguas do interior do Rio Grande do Sul. Em nossa pesquisa experimental, realizamos a aplicação de um pré-teste de vocabulário e a leitura mediada de dois contos de Edgar Allan Poe em inglês, durante a qual os alunos puderam negociar significados e construir conceitos sobre as palavras. Logo após, aplicamos o pós-teste de vocabulário, que apresentou um maior número de acertos das definições das palavras-alvo em comparação com o pré-teste. A negociação de sentidos, a experimentação de significados e a leitura mediada foram eficazes no processo de aquisição em L2. Com a análise das transcrições da leitura mediada, podemos perceber um grande esforço cognitivo dos participantes em inferir as definições para as palavras-chave dos testes.
Resumo em outro idioma: The present study aimed to investigate the possibility of vocabulary acquisition in a context of reading of two short stories in English. In order to get to our experimental research, we have started our study writing about cognition, language, reading comprehension and lexical knowledge. In relation to teaching and learning of vocabulary in L2 through reading, we have Laufer (1997), Ur (2012), Nation and Waring (1997), Schmitt (2008), among others, which reveal important aspects about lexical knowledge and the importance of a rich mental lexicon for a better reading comprehension. Among the strategies of vocabulary acquisition in L2 cited, we stand out studies by Ur (2012) e Holden (2009), which affirm that establishing connections between word families, cognates between two languages and relationships between semantic fields, among other things, are relevant and effective strategies for a better vocabulary acquisition in L2. The participants were ten students with intermediate and advanced level of reading from a language school in the countryside of the state of Rio Grande do Sul, south Brazil. In our experimental research, we have carried out the application of a vocabulary pretest and a mediated reading of two tales by Edgar Allan Poe in English, during which students were able to negotiate meanings and build concepts about words. Right after, we have applied the vocabulary posttest, which presented a higher score of the definitions of the target words in relation to the pretest.The negotiation and experimentation of meanings and the mediated reading were effective in the process of vocabulary acquisition in L2. With the analysis of the transcription of the mediated reading, it is possible to notice the participants’ great cognitive effort to infer the definitions for the key words in the tests.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Aquisição de linguagem
Lexicologia
Leitura
Cognição
Orientador(es): Gabriel, Rosângela
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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