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http://hdl.handle.net/11624/1842
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Canton, Juliana | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Inferências : caminhos para a compreensão leitora no final do ciclo de alfabetização. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Flôres, Onici | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aims to investigate the cognitive activities involved in reading and making inferences through bibliographic and experimental research. A child’s first steps in learning to read are described as well as her quest to recognize graphemes and their meaning. Based on Dehaene’s (2012) studies, we discuss about the way our brain is recycled, adapting its structure for reading. We also reflect about the relation between oral and written language. As we define concepts of reading, we analyze some ways through which a reader may build reading comprehension. One of them is the Construction-Integration Model of Kintsch (1998) and Kintsch and Rawson (2013). The last part of the study discusses some types of inferences, and the influence of inferencing in reading comprehension. The second chapter presents the actual research. Thirty seven third graders, students of a public school in Encantado/RS, were organized in two groups. Both of them were assessed in a pre-test and a post-test of inferences, but just the experimental group participated of four intervention sessions. During these sessions, students received a program that involved reading integrated with oral and written inferential questions. The method used during the discussions was Group-Think Aloud (ZANOTTO, 2010, 2014). As we analyzed children’s oral contributions, we tried to understand the cognitive sources they used while making inferences. Prior knowledge and memories about prior experiences were the sources that most helped students, confirming what is presented by Kleiman (1989). Results show that both groups increased their ability to make inferences, specially the experimental group. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/1842 | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T13:14:08Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T13:14:08Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo geral investigar as atividades cognitivas envolvidas na leitura e na produção de inferências. Para isso, utilizamos duas metodologias, a bibliográfica e a experimental. Iniciamos o referencial teórico descrevendo os primeiros passos da criança ao aprender a ler, em sua busca por reconhecer grafemas e atribuir-lhes significado. Trazemos estudos de Dehaene (2012) para discorrer sobre o modo como nosso cérebro se recicla para adaptar-se à leitura e refletimos sobre a passagem da oralidade para a escrita. Também tratamos de conceitos de leitura e discutimos alguns caminhos pelos quais o leitor pode construir a compreensão na leitura, entre eles, o modelo de Construção-Integração proposto por Kintsch (1998) e Kintsch e Rawson (2013). A última parte da seção teórica é reservada ao estudo da inferência e sua relação com a compreensão leitora. Delimitamos alguns tipos de inferências, assim como comparamos estudos em que esse assunto foi enfocado. No segundo capítulo, descrevemos a pesquisa experimental. Os sujeitos da pesquisa foram 37 crianças de duas turmas de Terceiro Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, da rede municipal, de Encantado/RS. Ambas as turmas participaram de um pré-teste e um pós-teste de inferências. Apenas uma das turmas, o Grupo Experimental, participou de quatro sessões de intervenção que consistiram na leitura de textos combinada com questionamentos inferenciais escritos e orais. As discussões que surgiram dos questionamentos orais foram conduzidas com base na técnica do Pensar Alto em Grupo (ZANOTTO, 2010, 2014). Nas análises das discussões, buscamos refazer o percurso cognitivo construído pelas crianças quando explicitavam a base geradora de suas inferências. Dentre os três níveis de conhecimento prévio apresentados por Kleiman (1989), o conhecimento de mundo foi o mais utilizado pelas crianças. Os resultados demonstraram melhora na capacidade de produzir inferências nos alunos dos dois grupos, em especial, no grupo experimental. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
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