Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/1922
Autor(es): Cunha, Isadora Funari da
Título: Síndrome da imunodeficiência adquirida - AIDS e (des)informação : a experiência da acadêmica no CEMAS.
Data do documento: 2017
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso visa abordar a realização do projeto de intervenção desenvolvido pela acadêmica com alunos da Universidade de Santa Cruz do Sul e que fazem parte de cinco cursos da área da saúde. Foi possível desempenhar esse estudo e analisar a prática exercida, a partir da vivência no Estágio Curricular Obrigatório distribuído nos níveis I, II, III e IV e realizado no Centro Municipal de Atendimento à Sorologia - CEMAS, na cidade de Santa Cruz do Sul - RS, no período de 2015/2 a 2017/1. O problema central deste TCC se refere ao modo como a acadêmica socializou as informações sobre AIDS e demais IST's nas intervenções realizadas. As hipóteses criadas para responder a este problema são referentes ao trabalho que a estudante desenvolveu, a qual se utilizou do planejamento das ações, da utilização das rodas de conversa para intervenção, a sua autoavaliação e análise do público-alvo frente ao trabalho desenvolvido. Para a efetivação do projeto, estabeleceram-se como objetivos socializar as informações, abordar sobre a prevenção das infecções e trabalhar no viés da educação em saúde. Dessa maneira, obteve-se como principais resultados a efetivação do trabalho desenvolvido, a multiplicação dos conhecimentos referente a temática, a descentralização dos trabalhos desenvolvidos pelo equipamento e as reflexões sobre a realidade da AIDS na contemporaneidade.
Resumo em outro idioma: This final paper aims to address the implementation of the intervention project developed by the academic with students of the University of Santa Cruz do Sul who are part of five courses in the health area. It was possible to perform this study and to analyze the practiced practice, from the experience in the Mandatory Curricular Internship divided into levels I, II, III and IV, held at the Municipal Sorology Care Center - CEMAS, in the city of Santa Cruz do Sul - RS, from 2015/2 to 2017/1. The central problem of this CBT refers to how the academic socialized the information about AIDS and other STIs in the interventions performed. The hypotheses created to solve this problem refer to the work that the student developed, which used the planning of the actions, the use of the group talks for intervention, their self-assessment and analysis of the target audience in relation to the work developed. To implement the project, the objectives were to socialize information, to address the prevention of infections and to work on the health education bias. In this way, the main results achieved were the effectiveness of the work developed, the multiplication of the knowledge related to the theme, the decentralization of the works developed by the equipment and the reflections on the reality of AIDS in the contemporary world.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Serviço Social
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Síndrome de imunodeficiência adquirida
Política de saúde
Educação em saúde
Orientador(es): Pinto, Maira Meira
Aparece nas coleções:Serviço Social

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