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dc.contributor.authorSiebert, Felipe Salgueiro-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleNeuromarketing e redação publicitária : uma análise da campanha carona de pai, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorKegler, Bruno-
dc.degree.departmentCurso de Publicidade e Propagandapt_BR
dc.description.abstractThe present study has as main objective to understand how the neuromarketing optics can help in the comprehension of redaction strategies, through an analysis of the Carona de Pai campaign, of the Thiago de Moraes Gonzaga Foundation. The specific objectives are to understand the neuromarketing strategies that can be used by professionals; define categories of analysis that can be applied in order to be able to analyze, in the light of neuromarketing assumptions, a particular object of study; and to identify these strategies based on the publicity writing of the object of study chosen for this work. The problem is to analyze in the light of the neuromarketing assumptions the Carona de Pai campaign, translating into results that may be used to analyze other campaigns under the same optic. The work is divided into four chapters: the first one proposes to carry out the state of the artistic advertising writing, in which the authors Martins (1997), Gonçalves (2013), Figueiredo (2005), Carrascoza 2003, 2004) and Roman Jakobson (1995). The second chapter approach the concept of the neuromarketing and the main characteristics, through the understanding of how the human brain works when it is impacted by a message, until strategies that can be used to make it happen more easily. For that, the authors, Gonçalves (2013), Lindstrom (2008), Peruzzo (2015), among others were approached. The third chapter presents the applied methodology for the achievement of the proposed objectives. To achieve the objectives, methodological procedures such as bibliographic research, exploratory research and in-depth interviews were used. The interview was necessary so that the conception of the Carona de Pai campaign could be interpreted in the light of the presuppositions of neuromarketing. The fourth chapter gives an overview of traffic accidents, information regarding the campaign and the analysis of the present research.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherFundação Thiago de Moraes Gonzagapt_BR
dc.subject.otherNeuromarketingpt_BR
dc.subject.otherCampanhas publicitáriaspt_BR
dc.subject.otherRedação de textos para televisãopt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1924-
dc.date.accessioned2018-01-23T11:40:25Z-
dc.date.available2018-01-23T11:40:25Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo principal entender como a ótica do neuromarketing pode auxiliar na compreensão de estratégias redacionais, por meio de uma análise da campanha Carona de Pai, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. Os objetivos específicos estão em compreender quais são as estratégias do neuromarketing que podem vir a ser utilizadas pelos profissionais; definir categorias de análise que possam ser aplicadas para ser possível analisar, à luz dos pressupostos do neuromarketing, um determinado objeto de estudo; e identificar estas estratégias com base na redação publicitária do objeto de estudo escolhido para este trabalho. A problemática consiste em analisar à luz dos pressupostos do neuromarketing a campanha Carona de Pai, traduzindo isso em resultados que possam vir a ser utilizados para análise de outras campanhas sob essa mesma ótica. O trabalho está dividido em quatro capítulos: o primeiro se propõe a realizar o estado da arte do tema redação publicitária, no qual foram levados em conta os autores Martins (1997), Gonçalves (2013), Figueiredo (2005), Carrascoza (1999, 2003, 2004) e Roman Jakobson (1995). O segundo capítulo aborda o conceito do tema neuromarketing e suas principais características, passando pelo entendimento de como o cérebro humano funciona ao ser impactado por uma mensagem, até estratégias que possam vir a ser utilizadas para que isso ocorra de forma mais assertiva. Para tanto, foram abordados os autores Gonçalves (2013), Lindstrom (2009), Peruzzo (2015), entre outros. No terceiro capítulo é apresentada a metodologia aplicada para a consecução dos objetivos proposto. Para o atingimento dos objetivos, foram utilizados procedimentos metodológicos como pesquisa bibliográfica, pesquisa exploratória e entrevista em profundidade. A entrevista se fez necessária para que a concepção da campanha Carona de Pai pudesse ser interpretada à luz dos pressupostos do neuromarketing. O quarto capítulo traz um panorama geral dos acidentes de trânsito, informações referentes à campanha e a análise da presente pesquisa.pt_BR
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