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dc.contributor.authorKipper, Júnior Cristian-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEstudo do clima organizacional da empresa Ômega Contabilidade.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localVenâncio Airespt_BR
dc.contributor.advisorArend, Leticia Schramm-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherComportamento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherRelações trabalhistaspt_BR
dc.subject.otherSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresas - Contabilidadept_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1959-
dc.date.accessioned2018-03-20T18:37:34Z-
dc.date.available2018-03-20T18:37:34Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO Clima Organizacional reflete o grau de satisfação dos colaboradores de uma empresa para com o respectivo ambiente interno, sendo que, para a avaliação do clima é utilizado um método formal de avaliação, denominado como pesquisa de clima. O objetivo da pesquisa de clima foi verificar a influência do relacionamento com os colegas no clima, investigar como a liderança atua no clima e evidenciar a relação dos benefícios da empresa em seu clima. Como justificativa tem-se como imprescindível a análise do clima já que um administrador prioriza um bom ambiente de trabalho a fim dos colaboradores desenvolverem e aplicarem suas competências e aspirações. Como metodologia foi aplicada uma pesquisa de clima organizacional, com 18 colaboradores da Ômega Contabilidade, no período de agosto de 2017 com intuito de analisar os indicadores do clima. Os resultados obtidos demonstraram que 94,4% dos colaboradores sentem-se satisfeitos ou motivados, sendo que em relação ao relacionamento harmonioso com os colegas, 89% disseram que possuem. Em relação à liderança, 94,5% responderam que seus líderes possuem coerência ao comportamento em relação ao que é repassado, sendo que, quando questionados sobre a comunicação houve o mesmo resultado. Para os benefícios legais e espontâneos, os índices demonstram satisfação com os mesmos, já que 100% monstraram-se satisfeitos com os mesmos. Porém, os colaboradores apontaram conflitos interdepartamentais, falta de benefícios recreativos e assistenciais e liderança autocrática como pontos insatisfatórios. A partir disso, foram apresentadas sugestões de melhorias a serem analisadas pela empresa, a fim de que, se interessados, buscar um aumento na satisfação e motivação dos colaboradores com a organização gerando maior produtividade, objetivos e metas alcançadas.pt_BR
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