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dc.contributor.authorWink, Cássia Caroline-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMarketing de relacionamento : uma análise da empresa transportes Rohloff e seus principais clientes.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSantos, Mirela Jeffman dos-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subject.otherMarketingpt_BR
dc.subject.otherClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.subject.otherTransporte rodoviário de cargapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1979-
dc.date.accessioned2018-04-02T12:47:37Z-
dc.date.available2018-04-02T12:47:37Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO transporte rodoviário é um dos setores mais importantes para a economia do Brasil, é responsável por praticamente toda a distribuição de produtos no país e como em diversos outros segmentos do mercado de trabalho, esse, apresenta uma grande concorrência, exigindo das transportadoras particularidades que possam atrair, cativar e fidelizar os clientes. McKenna (1992) enfatiza o relacionamento profissional como um dos fatores que possam diferenciar a prestação de serviço de uma empresa das demais, principalmente quando o mercado dispõe de várias opções de concorrência em determinado segmento. Por meio deste trabalho buscou-se analisar a presença do marketing de relacionamento existente entre a transportadora e seus principais clientes, avaliar o quão importante é a essa relação para a empresa prestadora de serviços, identificar fatores que necessitam serem melhorados e propor sugestões de melhoria para aperfeiçoar o trabalho e a relação entre a clientela atual e transmitir isso aos novos clientes. Para realizar a pesquisa, foram aplicadas sete entrevistas com perguntas semiestruturadas aplicadas a um representante das quatro principais empresas clientes e três entrevistas aplicadas ao diretor e dois gerentes da transportadora. Também foi realizada a observação participante na empresa no período de agosto a setembro de 2017 a fim de identificar como os funcionários relacionam-se entre si e com os seus principais clientes. Contudo, percebe-se que a transportadora preza pelo relacionamento com seus clientes durante a realização do trabalho no dia a dia, porém destacam-se alguns fatores necessários de melhorias para atingir um melhor desempenho, como a contínua expansão da empresa, treinamento com funcionários, redesenho de cargos e funções e investimento em programas de gerenciamento de informações e divulgação da empresa, com isso, a empresa investe em seu crescimento e na relação profissional entre cliente e fornecedor com propósito de alcançar a fidelização de seus atuais clientes e conquistar nova clientela.pt_BR
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