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dc.contributor.authorAraujo, Luana Silveira-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise de alternativas para aperfeiçoar o recebimento de sugestões, com vista à inovação, na agência de Rio Pardo do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorBortolaso, Ingridi Vargas-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherSistemas de sugestõespt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.subject.otherAdministração - Participação dos empregadospt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1995-
dc.date.accessioned2018-04-13T14:15:42Z-
dc.date.available2018-04-13T14:15:42Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA inovação está intimamente ligada à mudança, que pode ser tanto do pensar de uma pessoa, como de estratégias de uma organização para o alcance de seus objetivos. Ela nasce a partir da informação, do conhecimento, e da criatividade, de acordo com Robbins (2008). É responsável por motivar os colaboradores de uma empresa a buscarem o conhecimento e novas maneiras de executar processos. Para Flaitt (2017) ser inovador é ficar satisfeito com o que é feito, é buscar a melhora de um aspecto, em função de um bem maior. O objetivo do presente estudo foi analisar alternativas para aperfeiçoar o recebimento de sugestões, com vista à inovação, na Agência de Rio Pardo do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A., identificando os aspectos relacionados ao perfil dos colaboradores e ao clima organizacional encontrado na organização, assim como aspectos que ainda precisam ser aprimorados. Primeiramente, o estudo foi desenvolvido tendo como base uma pesquisa bibliográfica referente ao tema, contendo conceitos como o de gestão da inovação, sua importância, as barreiras para o seu desenvolvimento, as principais ferramentas utilizadas nesse processo, as fontes de inovação, as organizações inovadoras e o setor bancário, ao qual a instituição estudada neste trabalho pertence. Em um segundo momento foi realizada uma pesquisa através da abordagem qualiquantitativa, com a aplicação de um questionário fechado aos colaboradores, no intuito de identificar seus perfis com vista à criatividade e à inovação, e também a aplicação do scamper, para coleta de sugestões que os colaboradores veem como melhorias para a organização, assim como foi realizada uma entrevista semiestruturada com o Gerente Geral, o Gerente Adjunto e um dos Supervisores da Agência, referente ao ponto de vista dos gestores da empresa em relação à inovação. Após a apresentação dos resultados da pesquisa pode-se concluir que os colaboradores estão abertos e motivados a inovar dentro da organização, porém é preciso que alguns fatores, que atuam como inibidores à uma maior contribuição, sejam aprimorados, visto que são apontados como insatisfatórios nas respostas coletadas, são eles: recepção dos gestores quanto às sugestões de inovação; realização de feedback quando os colaboradores compartilham suas ideias; o tempo e espaço disponibilizados para a geração de novas ideias; e a frequência de reuniões para discussão sobre novas ideais na Instituição. Dessa maneira, foi possível apontar sugestões de melhorias para a organização, com o objetivo de contribuir positivamente na gestão da inovação, principalmente no processo de recebimento de sugestões, propiciando um melhor desenvolvimento desse processo como um todo, consequentemente, gerando melhores resultados.pt_BR
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