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dc.contributor.authorForrati, Luísa Gehring-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise da satisfação e das necessidades dos clientes da empresa Forratti Materiais de Construção.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorKothe, Patrícia-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subject.otherClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.subject.otherMateriais de construção - Comercializaçãopt_BR
dc.subject.otherMarketingpt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/1996-
dc.date.accessioned2018-04-13T16:59:36Z-
dc.date.available2018-04-13T16:59:36Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEm um mundo cada vez mais competitivo, o marketing possui um papel de destaque cada vez maior nas empresas. Uma das grandes funções do marketing é a de identificar as necessidades e os desejos de seus clientes. Este trabalho teve como objetivo principal verificar a satisfação e as necessidades dos clientes da loja Forratti Materiais de Construção em relação a seus produtos e serviços. A abordagem utilizada para esta pesquisa foi a quali-quantitativa. Foram realizadas observações in loco no que tange a pesquisa qualitativa, uma entrevista com a gerente da empresa a respeito da sua percepção sobre a satisfação dos clientes e realizada pesquisas com diversos autores a respeito de temas como o marketing, composto de marketing, inovações na comunicação, satisfação, necessidade, valor do cliente, fidelização, marketing de relacionamento, atendimento ao cliente e comportamento do consumidor. No que tange a pesquisa quantitativa foi aplicado um questionário com vinte e cinco questões fechadas e duas questões abertas aos clientes. Esse questionário foi aplicado com 100 clientes. Foram obtidos dados precisos para que se pudesse chegar a reais estimativas sobre como encontra-se a satisfação desses clientes e se a empresa está saciando suas necessidades. Após analisar os dados chegou-se ao parecer de que de maneira geral os clientes encontram-se satisfeitos com os produtos e serviços da loja. Mas há pontos que foram considerados fracos e que necessitam ser melhorados como: criação e divulgação de promoções, responsabilidade ambiental e uso de novas tecnologias. Foram sugeridas melhorias para estes pontos fracos e também melhorias em pontos fortes que podem ter uma maior satisfação dos clientes. E sugerido no futuro novas pesquisas para verificação dos efeitos da aplicação das melhorias sugeridas.pt_BR
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