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dc.contributor.authorTatsch, Marcelo-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleBiopolítica na Era Vargas : a nacionalização dos imigrantes alemães por meio da educação.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSouza, Camilo Darsie de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation was developed in the line of research "Education, Culture and Production of Subjects", in the area of concentration "Education", of the Graduate Program in Education - Master and Doctorate degrees – from University of Santa Cruz do Sul - UNISC. The main goal of this research was to investigate the process of linguistic and cultural homogenization in Brazil promoted by the Campaign of Nationalizing Education in the Vargas Era, which focused on the legitimation of the nation-state as a discourse that reaffirmed the continuation of this campaign and the constitution of nationalist individuals. The Federal Constitutions of 1934 and 1937, as well as some Decree-laws and events that encompassed the entire national territory, were relevant producers of speeches that chanted nationalization, however, this occurred in a more strategic and subtle way, as none individual would be sentenced to death if he did not go to school, just as in attending the school environment would be at the mercy of nationalist measures, characterizing the strategies of biopolitical governance that sought to lead Brazil to nationalism "making live and letting die" the present population in the national territory.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherBiopolíticapt_BR
dc.subject.otherEducação - Históriapt_BR
dc.subject.otherNacionalismopt_BR
dc.subject.otherEducação e estadopt_BR
dc.subject.otherAlemães - Brasilpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2037-
dc.date.accessioned2018-05-25T18:08:49Z-
dc.date.available2018-05-25T18:08:49Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação se desenvolveu na linha de pesquisa "Educação, Cultura e Produção de Sujeitos", na área de concentração "Educação", do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de homogeneização linguística e cultural no Brasil promovido pela Campanha de Nacionalização da Educação na Era Vargas, isto tinha como foco a legitimação do Estado-nação enquanto um discurso que reafirmava o prosseguimento desta campanha e a constituição de indivíduos nacionalistas. A Constituição Federal de 1934 e de 1937, bem como, alguns Decretos-leis e eventos que englobavam todo o território nacional, foram relevantes produtores de discursos que entoavam a nacionalização, no entanto, isso ocorria de um modo mais estratégico e sútil, pois nenhum indivíduo seria condenado à morte caso não frequentasse a escola, da mesma forma que ao frequentar o ambiente escolar estaria a mercê das medidas nacionalistas, caracterizando as estratégias de governamento biopolítico que buscavam conduzir o Brasil ao nacionalismo "fazendo viver e deixando morrer" a população presente no território nacional.pt_BR
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