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dc.contributor.authorRosa, Rita de Cássia Quadros da-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.title"Todas as mulheres são brancas e todos os negros são homens" : gênero, "raça" e a constituição normativa das mulheres negras no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Mozart Linhares da-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractIn the perspective of post-structuralist studies, social relations are produced through an apparatus that encompasses institutions, practices and discourses. This apparatus is responsible for regulating and circulating social norms, which although reordered and permanently changed, maintain certain groups of subjects historically disadvantaged. In this direction, not only the conditions of life, but the subjects themselves are the product of historical and discursive processes, which occur in the most varied educational instances. From the Foucaultian perspective of the discursive formation of the subjects and the studies of Judith Butler on its performative constitution, the objective of this investigation was to understand the processes of racialization and of genderification that act in the constitution of the black women subjects, starting from gender and gender norms "Raza", in the perspective of performativity. I use as a discursive corpus the speech of ten self-declared women of African descent, which were obtained through a semi-structured interview. According to the women heard, the processes of racialization and generalization occur in accordance with norms that specifically target black women, as a separate group of black universals and women. The more naturalized gender norms were little mentioned. The racial norms, nevertheless, were evident, producing different performativities guided by the approximation or distancing of these norms, that can have as effect, their exposure to the condition of precariousness.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherNegras - Brasilpt_BR
dc.subject.otherIdentidade de gêneropt_BR
dc.subject.otherNegros - Identidade racialpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2038-
dc.date.accessioned2018-05-25T18:35:56Z-
dc.date.available2018-05-25T18:35:56Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNa perspectiva dos estudos pós-estruturalistas, as relações sociais são produzidas através de um aparato que abrange instituições, práticas e discursos. Este aparato é responsável por regular e fazer circular as normas sociais, que embora se rearranjem e se transformem permanentemente, mantém determinados grupos de sujeitos historicamente em desvantagem. Nesta direção, não apenas as condições de vida, mas os próprios sujeitos são o produto de processos históricos e discursivos, que ocorrem nas mais variadas instancias educativas. Partindo da perspectiva foucaultiana de formação discursiva dos sujeitos e dos estudos de Judith Butler sobre sua constituição performativa, o objetivo desta pesquisa foi compreender os processos de racialização e de generificação que atuam na constituição dos sujeitos mulheres negras, a partir das normas de gênero e de "raça", na perspectiva da performatividade. Foi utilizado como corpus discursivo a fala de dez mulheres autodeclaradas negras, as quais foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada. De acordo com as mulheres ouvidas os processos de racialização e de generificação ocorrem de acordo com normas que se direcionam especificamente às mulheres negras, como um grupo à parte dos universais negros e mulheres. As normas de gênero, mais naturalizadas, foram pouco mencionadas. As normas raciais, no entanto, ficaram evidentes, produzindo diferentes performatividades pautadas pela aproximação ou distanciamento destas normas, que podem ter como efeito, sua exposição à condição de precariedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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