Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Amanda de Cassia Borges-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDocência com bebês e crianças pequenas na educação infantil : encontro com a ação de começar-se no mundo.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorRichter, Sandra Regina Simonis-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation I present a bibliographical and reflexive approach around teaching in Child Education to question and reflect the specificity of the pedagogical attention of living with infants and young children in the day care center. The study was triggered by my coexistence with infants and young children at the Ipê Amarelo Infantile Education Unit, located in the interior of Rio Grande do Sul, in order to highlight the pedagogical intentionality in relation to the singular experience of early childhood education from conception of birth in Hannah Arendt and studies carried out in the research group LinCE - Language, Culture and Education of UNISC. The conception of birth in Hannah Arendt contends that the beginnings refer to the fact that we are born into the world, into language, as the uniqueness of initiating something new in the world, and as the unpredictability of acting in language in the common world. The experience of starting in language with the adults requires of the teaching a planning that considers the playfulness of the first learning in the and of the world, that is to say, the teaching in the crèche asks to organize a daily life of schooling in which the planning fulfills important pedagogical function of intentionally presenting the world to those who arrive at it, bringing to study the unplanned, the unexpected and the unexpected.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação pré-escolarpt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherEducação pré-escolarpt_BR
dc.subject.otherCrechespt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2041-
dc.date.accessioned2018-05-25T19:38:09Z-
dc.date.available2018-05-25T19:38:09Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação apresento uma abordagem bibliográfica e reflexiva em torno da docência na Educação Infantil para interrogar e refletir a especificidade da atenção pedagógica de conviver com bebês e crianças pequenas na creche. O estudo foi desencadeado pela minha convivência com bebês e crianças pequenas na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, localizada no interior do Rio Grande do Sul, com o objetivo de destacar a intencionalidade pedagógica em relação à experiência singular dos começos na educação infantil a partir da concepção de natalidade em Hannah Arendt e estudos realizados no grupo de pesquisa LinCE - Linguagem, Cultura e Educação da UNISC. A concepção de natalidade em Hannah Arendt contribui para considerar que os começos se referem ao fato de que nascemos para o mundo, para a linguagem, como singularidade de iniciar algo novo no mundo e como imprevisibilidade do agir em linguagem no mundo comum. A experiência de iniciar-se em linguagem com os adultos exige da docência um planejamento que considere a ludicidade das primeiras aprendizagens no e do mundo, ou seja, a docência na creche solicita organizar um cotidiano de vida e não de escolarização no qual o planejamento cumpre importante função pedagógica de intencionalmente apresentar o mundo aos que nele chegam, trazendo para o estudo o não planejado, o inusitado e o inesperado.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Ribeiro.pdf957.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons