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dc.contributor.authorEmmel, Francini Priscila-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleIndicadores de mobilidade urbana sustentável : um estudo de caso no centro de Santa Cruz do Sul, RS.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSchmitz, Anelise-
dc.degree.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherTransporte urbanopt_BR
dc.subject.otherMobilidade socialpt_BR
dc.subject.otherProjeto de acessibilidadept_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2059-
dc.date.accessioned2018-06-12T14:14:29Z-
dc.date.available2018-06-12T14:14:29Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoÀ medida em que as cidades aumentam, ampliam os problemas ambientais, sociais e econômicos. Mais pessoas acabam vivendo nos centros urbanos, o que gera segregação espacial, sobrecarga nos recursos, na infraestrutura e nas instalações urbanas. Como consequência, tem-se o aumento do número de veículos, a poluição sonora e congestionamentos, fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas. O objetivo desse estudo baseia-se no cálculo do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS), desenvolvido por Costa (2008 a), para monitoramento das condições de mobilidade urbana sustentável. A pesquisa tem como área de estudo o bairro centro da cidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, onde foram analisados os domínios de acessibilidade e modos não-motorizados. Avaliou-se a cidade em relação a mobilidade sustentável, apontando tanto os aspectos positivos, quanto os problemas que necessitam de melhoria. Os dados foram coletados in loco, em órgãos responsáveis pela mobilidade urbana e na Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Os indicadores possuem valores de avaliação que variam de zero a um. Foram realizados os cálculos de nove dos dez indicadores referentes ao domínio de acessibilidade, dos quais, seis apresentaram resultados satisfatórios. No domínio de modos não-motorizados foram calculados seis dos nove indicadores e destes apenas 1 apresentou resultado satisfatório. O resultado deste trabalho é um importante instrumento para avaliação da cidade, assim como pode ajudar na implantação de políticas públicas municipais que agreguem melhorias para a mobilidade e acessibilidade urbana.pt_BR
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