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dc.contributor.authorRosa, Vaneza Silva da-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleNarrativas de professoras das experiências docentes com alunos autistas.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do sulpt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Cláudio José de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand and problematize the narratives of a group of teachers through their teaching experiences with autistic students. With this purpose, the problematic understood the following question: How does a group of teachers describe their teaching experiences with autistic students? Based on this problem, the research was carried out with four teachers from the initial and final years of Elementary School in a municipal school in the Rio Pardo Valley region, in the state of Rio Grande do Sul. The research material was produced with narrative interviews and letters written by the teachers that allowed interlocutions between teaching, experiences and autistic students, having as linguistic resource the metaphor of the drawing, in order to discuss the senses of the experiences and the own experience with the autistic students. The report is composed of an initial drawing of narratives referring to my academic and professional career. In the sequence, I list the theoretical and methodological trajectories, presenting the research subjects and the school, as an empirical design. With the approximations and distances of the narratives, the themes covered the experiences drawn in autistic teaching and the invention of autistic students. With this study, it was possible to conclude that both the teachers' responses and the teaching experiences with autistic students were justified by the knowledge and theories studied in their academic and professional lives. However, experience with difference has provoked, in teachers, other ways of looking at and thinking about teaching with autistic students. In this way, from the moment they felt affected by these experiences, they used as a shield the justification of the unpreparedness. Finally, the intention of this research is to contribute to teaching studies in the experiences with autistic students.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação especial - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherTranstorno autísticopt_BR
dc.subject.otherCrianças autistas - Educaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2099-
dc.date.accessioned2018-07-03T12:33:58Z-
dc.date.available2018-07-03T12:33:58Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem por objetivo entender e problematizar as narrativas de um grupo de professoras por meio das suas experiências docentes com alunos autistas. Com esse propósito, a problemática compreendeu a seguinte pergunta: Como um grupo de professoras narra as suas experiências docentes com alunos autistas? Com base nessa problematização, a pesquisa foi realizada com quatro professoras dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal da região do Vale do Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul. O material de pesquisa foi produzido com as entrevistas narrativas e cartas escritas pelas professoras, que permitiram interlocuções entre docência, experiências e alunos autistas, tendo como recurso linguístico a metáfora do desenho, a fim de discutir os sentidos das experiências e a própria experiência com os alunos autistas. O relatório é composto por um desenho inicial de narrativas referentes ao meu percurso acadêmico e profissional. Na sequência, elenquei as trajetórias teóricas e metodológicas, apresentando os sujeitos da pesquisa e a escola, essa como um desenho empírico. Com as aproximações e distanciamentos das narrativas, as temáticas abrangeram as experiências desenhadas na docência autista e a invenção de alunos autistas. Com este estudo, foi possível concluir que tanto as respostas das professoras quanto as experiências docentes com alunos autistas foram justificadas pelos conhecimentos e teorias estudadas em suas vidas acadêmicas e profissionais. No entanto, a experiência com a diferença provocou, nas professoras, outros modos de olhar e pensar a docência com alunos autistas. Desta maneira, a partir do momento em que se sentiram afetadas por estas experiências, utilizaram como escudo a justificativa do despreparo. Por fim, a intenção dessa pesquisa é contribuir com os estudos da docência nas experiências com alunos autistas.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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