Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2100
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silveira, Paula Lemos | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Os sentidos da docência virtual na modalidade de educação a distância. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Cláudio José de | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this dissertation is to analyze the meanings of teaching virtual, through the narratives of a group of teachers who work in virtual environments in the Distance Education mode. Therefore, the problematic of the study covered the following question: What are the meanings that involve teaching in Virtual Environments in the modality of Distance Education in the Community Universities of COMUNG? The study was conducted with a group of teachers who work in virtual environments in the Distance Education mode. The methodological tools of this study were the online questionnaire, fieldnotes and narrative interviews. In the production of the data, it was evidenced that the senses of teaching are characterized by dynamism, adaptation, flexibility, virtualization, hominization, control, interaction, autonomy and protagonism in the online environment, making the virtual teachers, the knowledge mediators in virtual environments. Therefore, virtual teachers in the Distance Learning Mode are challenged by different experiences that make possible relationships with knowledge. Contributes, therefore, the research to teaching studies relating the meanings of being a teaching in virtual environments. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Internet na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.other | Ambientes virtuais compartilhados | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2100 | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-03T13:14:52Z | - |
dc.date.available | 2018-07-03T13:14:52Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem por objetivo analisar os sentidos da docência virtual, por meio das narrativas de um grupo de docentes que atuam em Ambientes Virtuais na Modalidade de Educação a Distância. A pesquisa problematiza: Quais os sentidos que envolvem a docência em Ambientes Virtuais na modalidade de Educação a Distância, nas Universidades Comunitárias do COMUNG1? Para tanto, o estudo foi realizado com um grupo de docentes que atua em Ambientes Virtuais na Modalidade de Educação a Distância. As ferramentas metodológicas foram o questionário online, diário de campo e as entrevistas narrativas. Na produção dos dados, evidenciou-se que os sentidos da docência se caracterizam pelo dinamismo, adaptação, flexibilidade, virtualização, hominização, controle, interação, autonomia e o protagonismo no meio online, tornando os docentes virtuais mediadores do conhecimento em Ambientes Virtuais. Sendo assim, os docentes virtuais, na Modalidade de Educação a Distância, são interpelados por diferentes experiências que possibilitam as relações com o conhecimento. Contribui, portanto, a pesquisa para os estudos da docência relacionando os sentidos do ser docente em Ambientes Virtuais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula Lemos Silveira.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons