Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2127
Autor(es): Lohmann, Eduardo Schmidt
Título: Técnica de redes neurais artificiais aplicada ao reconhecimento de imagens para a interação com um jogo computacional.
Data do documento: 2016
Resumo: Redes Neurais Artificiais (RNAs) são uma área da inteligência artificial com a principal característica de ser utilizada no reconhecimento de padrões, como, por exemplo, o reconhecimento de imagens. A junção de mais áreas do conhecimento é algo comum e implícito para a utilização de RNAs, assim, a proposta deste trabalho possui esta premissa, a junção de RNAs para reconhecimento de imagens em jogos computacionais. O objetivo é desenvolver um sistema baseado em RNAs para reconhecer padrões desenhados por um jogador e a semelhança destes com as imagens originais apresentadas em um jogo computacional. As RNAs são capazes de executar os processos de aprendizado e reconhecimento de padrões, por este motivo, foi a técnica escolhida para o desenvolvimento desta aplicação. Como resultados obtidos, destaca-se a implementação da RNA que é capaz de treinar e reconhecer padrões de desenho, assim como o armazenamento dos dados coletados sobre seus treinamentos, em um jogo de aventura.
Resumo em outro idioma: Artificial Neural Networks (ANNs) are a field in Artificial Intelligence with the main characteristic of being used in patter recognition, as in, for instance, recognizing images. The union of more fields of study is something common and implicit in the use of ANNs, the proposal of this paper has this fundament, the junction of Artificial Neural Networks in image recognition with computer games. The goal is the creation of a system based on ANN that evaluates drawn patters by a player and recognize the resemblance between these and the original images presented by a computer game. ANN are capable of recognizing patterns, that is why, it was the technique chosen to develop this application. As achieved results it’s highlighted the ANN implementation which is capable of training and recognizing drawn patterns, as well as the stored data collected about its trainings, in an adventure game.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Ciência da Computação
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Redes neurais (Computação)
Jogos por computador
Jogos eletrônicos
Sistemas de reconhecimento de padrões
Orientador(es): Frozza, Rejane
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

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