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http://hdl.handle.net/11624/2128
Autor(es): | Culau, Lauro Tremea |
Título: | Sistema de monitoramento de estacionamentos utilizando dados de GPS. |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | Com o crescimento populacional das últimas décadas, aliado à migração de pessoas do interior para as grandes e médias cidades, os problemas de mau planejamento das cidades começam a aparecer. Os principais, e que são os vistos por primeiro, se relacionam à mobilidade urbana. Como principais exemplos, pode-se citar a perda de qualidade e problemas para gerenciamento de transportes públicos, como ônibus e metrôs. Aliados a eles, o trânsito, em si, se torna outro inimigo da população, com um considerável aumento no tráfego de veículos e nos congestionamentos. Com estes problemas acontecendo, tudo o que está ligado a eles também começa a se tornar problema para a população, e entre eles se destaca a dificuldade de se encontrar vagas de estacionamento livres e de se estacionar um veículo, seja em estacionamentos públicos ou privados, principalmente em locais com maior concentração de pessoas, como centro de cidades, áreas universitárias ou industrias. Mesmo em lugares privados, que possuem controle de quem pode acessar o local, é possível de se encontrar problemas de falta de vagas para estacionar. Utilizando esta premissa de que encontrar uma vaga para estacionar está se tornando cada vez mais complicado, aliada ao aumento do uso de dispositivos móveis, e a partir da utilização dos dados do Global Positioning System (GPS), o presente trabalho apresenta uma ferramenta para monitorar estacionamentos e que detecta o momento em que alguém estaciona o carro e torna esta informação disponível para qualquer motorista que possua o aplicativo, exibindo a ele um mapa com as áreas onde há a maior concentração de veículos, ajudando o usuário na definição do local com a maior probabilidade de se encontrar uma vaga para estacionar. Como conclusão, foi possível de analisar que o GPS possui grande variação e imprecisão nos dados, que pode fornecer localização incorreta conforme o local, fazendo o aplicativo funcionar incorretamente. Como os resultados obtidos foram apenas através de testes realizados, não obteve-se dados quantitativos e qualitativos para ter-se uma análise de uso real do aplicativo. Porém, os dados de testes mostraram que a ferramenta funciona de maneira correta e pode ser aplicada para monitorar estacionamentos. Além disso, como há grande pesquisa nesta área de monitoramento, é possível melhorar esta ferramenta adicionando novas formas de monitoramentos, tornando o aplicativo mais confiável. |
Resumo em outro idioma: | With the population’s growth over the last decades, combined with people moving from countryside to big cities, the problems related to the poor urban planning start to show up. The main ones, or at least, the ones which are seen for first, are related to urban mobility. As example, it is possible to cite the lack of quality and management in the urban’s transportation systems. With these issues, the traffic itself becomes also a big problem, with a considerable increasing in the number of vehicles, which raise the traffic jams. Everything that is related to them starts to collapse as well, becoming real problems to people. A great example is the parking system issue. It is becoming harder and harder to find a free space to park, especially in places where there is a huge concentration of people, as universities, downtown, or around industrial areas. Even private parking lots, where they have the control of people that have access to them, suffer from this lack of free parking spaces. Using this conception, that it is becoming harder to find a place to park, combined to the increasing in the use of smartphones and by using the Global Positioning System (GPS), this article presents a tool to monitoring parking lots which detects the moment when someone parks the car and makes this information available through a map to any driver who has the application. The map shows the areas with the biggest concentration of cars, helping the user in defining the area with the highest probability to find a place to park the car. As conclusion, during the development and testes it was able to check that GPS provides wrong data in some cases, depending on the location, which can make the app to read the wrong location and not working properly. As the collected data was only test-based, there is no real results or analisys of data. However, the data colected during the tests showed that the app works as expected and can be applied to control parking lots. In addition, the tool can be improved by adding another tipes of monitoring and analisys of data to make it more reliable. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Curso de Ciência da Computação |
Tipo de obra: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Assunto: | Sistema de posicionamento global Estacionamento de automóveis Estacionamento em campus |
Orientador(es): | Tedesco, Leonel Pablo |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
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