Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2136
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Côrtes, Eduardo Gabriel | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Processamento de linguagem natural para interação entre usuários e agentes pedagógicos em ambientes virtuais de aprendizagem. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Bagatini, Daniela Duarte da Silva | - |
dc.contributor.advisorco | Frozza, Rejane | - |
dc.degree.department | Curso de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.description.abstract | In order to improve the process of knowledge acquisition in virtual learning environments, are sought more natural interaction methodologies between the student and the environment. As language is the main means of communication used by humans, an environment that allows the student to express themselves through their natural language can add comfort to the interaction process. In addition, it is common for these virtual environments to have pedagogical agents to assist the student in the learning process. The purpose of this work is to develop the chatterbot capacity of the pedagogic agent Dóris, to interact with the student through written natural language. Thus, through the research and development of efficient techniques and methods of natural language processing, wanted to add the chatterbot characteristic to Agent Dóris. The results obtained allowed to conclude that methods and techniques of natural written language processing can benefit the interaction process of a pedagogical agent with a user. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Processamento de linguagem natural (Computação) | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.other | Ambientes virtuais compartilhados | pt_BR |
dc.subject.other | Interação homem-máquina | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2136 | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-10T13:08:07Z | - |
dc.date.available | 2018-08-10T13:08:07Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o objetivo de melhorar o processo de aquisição de conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem, buscam-se metodologias de interação mais naturais entre o estudante e o ambiente. Como a linguagem é o principal meio de comunicação utilizado pelos humanos, um ambiente que permita ao estudante expressar-se através da sua linguagem natural, pode agregar conforto no processo de interação. Além disso, é comum que estes ambientes virtuais disponham de agentes pedagógicos para auxiliar o estudante no processo de aprendizagem. O propósito deste trabalho consiste em desenvolver a capacidade de chatterbot do agente pedagógico Dóris, para interagir com o estudante através da linguagem natural escrita. Assim, através da pesquisa e desenvolvimento de técnicas e métodos eficientes de processamento de linguagem natural, busca-se acrescentar a característica de chatterbot ao agente Dóris. Os resultados obtidos permitiram concluir que métodos e técnicas de processamento da linguagem natural escrita podem beneficiar o processo de interação de um agente pedagógico com um usuário. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eduardo Cortes.pdf | 1.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons