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http://hdl.handle.net/11624/2137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Devitte, Rafael | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Rover Sim : plataforma de validação de algoritmos aplicados a veículos autônomos para desvio de obstáculos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pacheco, Márcio Alexandre | - |
dc.degree.department | Curso de Engenharia da Computação | pt_BR |
dc.description.abstract | The development of autonomous vehicles is a contemporary theme, which aims to provide facilities for drivers and minimize traffic problems generated by them. Many of the research in the area aim at solving problems related to vehicle locomotion in complex environments that can contain static and dynamic obstacles. This paper presents the development of a validation platform to obstacle avoidance algorithms, applied to autonomous vehicles. The goal is to help define the best obstacle avoidance strategy for a given environment, and assist in the definition of sensors to be used. For the validations were implemented the Tangent Bug and Artificial Potential Fields obstacle avoidance algorithms, in addition to the implementation of simulation of ultrasonic and laser sensors. The tests performed had as objective to verify the behavior of the two algorithms in different environments, in order to identify, from parameters such as the number of collisions, targets reached and displacement performed, which of the algorithms performed the defined path presenting the best results. The Tangent Bug algorithm was able to perform all defined paths in the environments in which it acted, while the Artificial Potential Fields algorithm, in one of the environments, was not able to perform the course. As for the sensors, the laser sensors presented superior results to the ultrasonic sensors when the Tangent Bug algorithm was used. In the use of the algorithm Artificial Potential Fields, both sensors demonstrated a similar performance. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Processamento eletrônico de dados em tempo real | pt_BR |
dc.subject.other | Sistemas de computação interativos | pt_BR |
dc.subject.other | Veículos | pt_BR |
dc.subject.other | Automação | pt_BR |
dc.subject.other | Automóveis - Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject.other | Sistemas de controle inteligente | pt_BR |
dc.subject.other | Sistema de posicionamento global | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2137 | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-10T13:13:47Z | - |
dc.date.available | 2018-08-10T13:13:47Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O desenvolvimento de veículos autônomos é um tema contemporâneo, que trata da disponibilidade de facilidades para os condutores e minimização dos problemas de trânsito gerados pelos mesmos. Muitas das pesquisas na área visam resolver problemas relacionados com a locomoção do veículo em ambientes complexos, que podem conter obstáculos estáticos e dinâmicos. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma de validação de algoritmos de desvio de obstáculo, aplicados a veículos autônomos. O objetivo é auxiliar na definição da melhor estratégia de desvio de obstáculos para um determinado ambiente, além de auxiliar na definição dos sensores a serem utilizados. Para as validações foram implementados os algoritmos de desvio de obstáculo Inseto Tangencial e Campos Potenciais Artificiais, além da implementação de simulação de sensores ultrassônicos e laser. Os testes realizados possuíram como objetivo verificar o comportamento dos dois algoritmos em diferentes ambientes, afim de identificar, a partir de parâmetros como o número de colisões, destinos alcançados e deslocamento realizado, qual dos algoritmos realizou o percurso definido apresentando os melhores resultados. O algoritmo Inseto Tangencial conseguiu realizar todos percursos definidos nos ambientes em que atuou, enquanto o algoritmo Campos Potenciais Artificiais, em um dos ambientes, não conseguiu realizar o percurso. Quanto aos sensores, os sensores laser apresentaram resultados superiores aos sensores ultrassônicos quando se utilizou o algoritmo Inseto Tangencial. Na utilização do algoritmo Campos Potenciais Artificiais, ambos sensores demonstraram um desempenho semelhante. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Computação |
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