Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2148
Autor(es): Schirmer, Thyérri
Título: Melhoria do processo de atendimento de Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem através do uso da simulação.
Data do documento: 2017
Resumo: A situação crítica e deficiente dos hospitais públicos e filantrópicos no Brasil é uma realidade que torna um desafio para a gestão e demais funcionários manter a prestação de serviços com boa qualidade para os pacientes. Tendo em vista todos os problemas enfrentados por estas organizações, veio a motivação de realizar um estudo na melhoria de processos aplicadas em organizações hospitalares. Sendo assim, este trabalho aborda uma proposta de metodologia de simulação para ambiente hospitalar, além disso tem-se uma aplicação de estudo de caso no setor de diagnóstico e intervenção por imagem do Hospital Santa Cruz, hospital filantrópico e universitário presente na cidade de Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Para este trabalho de conclusão, é realizado um estudo no que diz respeito à mapeamento, análise, gerenciamento e melhoria de processos, e um estudo na disciplina de simulação de eventos discretos, estes para o desenvolvimento da metodologia. A vantagem do uso de simulação é que não é necessário trabalhar no ambiente real, ou seja, as mudanças efetivamente são feitas quando o modelo computacional está testado e consolidado. No estudo caso, temos em sequência as etapas da metodologia que foram possíveis trabalhar, assim como as respectivas considerações e conclusões. Cujo o foco é reduzir o tempo de espera para atendimento administrativo em no máximo 5 minutos, sendo que este valor hoje está por volta de 9 minutos. Portanto, o objetivo do presente trabalho propor a metodologia e avaliar o seu fluxo por meio de um estudo de caso. No final, são apresentados os resultados sobre a metodologia e o estudo de caso que foram propostos.
Resumo em outro idioma: The critical and deficient public and philanthropical hospitals in Brazil is a reality which makes the good service to patients a challenge to the managers and employees. Considering all the issues faced by these organizations it comes the motivation of realizing a study into the improvement of applicated processes in hospital organizations. Therefore, this paper approaches a proposal of simulation methodology for hospital environment, in addition there is an application of the study is inside the Diagnostic Imaging and Interventional Procedures at the Hospital Santa Cruz, a philanthropic and universitary hospital located in the city of Santa Cruz do Sul, in Rio Grande do Sul. For this conclusion work, a study is made regarding mapping, analysis, managing and processes improvement, and a study in the discipline if discrete event simulation, these for the development of methodology. The main advantage of using simulation that isn't necessary work in real environment, that is, the changes are effectively made when the computational model is tested and consolidated. In the case study, we have in sequence the steps of methodology that was possible to work, as the respective considerations and conclusions. Whose focus is to reduce the waiting time for administrative service in a maximum of 5 minutes, and this figure today is around 9 minutes. Therefore, the aim of present study is to propose the methodology and measure your flow about by means of a case study. In the end, are showed the results about the methodology and the case study that were proposed.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Ciência da Computação
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Indicadores de saúde
Hospitais
Administração hospitalar
Serviços de saúde
Orientador(es): Molz, Kurt Werner
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

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