Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/215
Autor(es): Cunha, Silvia Helena Muniz da
Título: Práticas de leitura na cultura digital : pensando o aprendizado da leitura no ensino superior.
Data do documento: 2015
Resumo: A presente dissertação, intitulada PRÁTICAS DE LEITURA NA CULTURA DIGITAL: pensando a aprendizagem da leitura no ensino superior, apresenta-se como uma jornada de estudos cujo objetivo central é compreender o campo da leitura a partir das mídias digitais e da internet. Com esse intuito, ela faz um percurso entre aquilo que tomamos como leitura a partir da cultura letrada até as novas práticas de leitura dentro do espaço da convergência da hipermídia e da adoção de novas tecnologias de acesso aos textos. Este trabalho envolveu tanto a pesquisa bibliográfica sobre os conceitos que regem o campo da leitura - texto, leitor, leitura, letramento, hipertexto, hipermídia, hiperleitura e hiperleitor - como uma pesquisa de campo, que investigou e analisou como acontecem as práticas de leitura entre alunos da UNISC em duas disciplinas que tem como escopo o texto e a leitura. A partir dessa pesquisa, confirmamos que é a hiperleitura a prática mais frequente entre os alunos em suas atividades acadêmicas e de entretenimento. Essa tentativa de compreender as transformações do campo da leitura a partir da cultura digital é um movimento pessoal para a formação profissional da autora deste trabalho e expressa o desejo de colaborar com a aprendizagem da leitura no nível universitário, sobretudo nos cursos de Licenciatura onde leciona, no Estado do Maranhão. Nossos resultados mostram que todos nós, agentes da leitura e da Educação, precisamos rever nossas ideias sobre o que seja formar um leitor-cidadão, capaz de fazer do texto uma ferramenta para uma sociedade melhor. Este trabalho pertence à linha de pesquisa Processos narrativos, comunicacionais e poéticos do Mestrado em Leitura e Cognição do Curso de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul.
Resumo em outro idioma: This work, titled READING PRACTICES IN DIGITAL CULTURE: thinking how learning to read at the university, is presented as a journey of studies whose main objective is to understand the field of reading from digital media and the internet. For this purpose, it makes a journey between what we think reading is from the printed culture to the new reading practices within the space of convergence, hypermedia and the adoption of new textual media and new technologies. This work involved both the literature on the concepts governing the reading field - text, reader, reading, literacy, hypertext, hypermedia, hiper-reading and hiper-reader - as a pragmatic research, which investigated and analyzed as the students of UNISC read and work with texts in two courses whose scope the text and reading. From this research, we confirmed that the hiperleitura is the most common practice among students in their academic activities and entertainment.This attempt to understand the reading field changes from the digital culture is a personal move for professional training of the author of this work and hopes to collaborate with learning to read at the university level, particularly in degree courses where she teaches, in the state of Maranhão. Our results show that all of us, agents of Education, we need to revise our ideas about how to educate a reader-citizen, able to make the text a tool for a better society. This work belongs to the line of research “Narrative processes, communication and poetic of Mestrado em Leitura e Cognição of the Post Graduate Studies in Universidade de Santa Cruz do Sul, Brazil.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Sistemas hipertexto
Multimídia interativa
Leitura - Multimídia interativa
Linguística - Processamento de dados
Orientador(es): Domingos, Ana Cláudia Munari
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SilviaHelenaMunizCunha.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons