Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2154
Autor(es): Cardoso, Thiago
Título: Objeto de aprendizagem para o apoio ao ensino de SQL.
Data do documento: 2017
Resumo: Os cursos de computação possuem diversas disciplinas iniciais como lógica de programação, algoritmos e a disciplina de organização de banco de dados, entre os conteúdos está SQL (Structured Query Language), que causa dificuldades. Assim tem se observado uma grande necessidade de recursos eficientes para melhoria no ensino e aprendizagem de SQL, podendo resultar em um maior interesse do aluno em se dedicar a área, em futuras pesquisas voltadas ao ensino e motivação nesse tipo de aplicação. Com isso percebe-se a necessidade de implementar novos OA (Objetos de Aprendizagem) que forneçam e agreguem conhecimento. O uso de objetos de aprendizagem para o apoio ao processo de ensino e aprendizagem tem crescido nos últimos anos, professores têm usado objetos de aprendizagem em suas aulas para melhor exemplificar problemas do mundo real e computacional. Com base neste contexto, o presente trabalho de conclusão teve como objetivo o desenvolvimento e validação de um OA com o uso da teoria da carga cognitiva e da metodologia Construmed. O objeto de aprendizagem desenvolvido é composto por recursos como texto, imagens, módulos com conteúdo pedagógicos sobre conceitos de SQL e uma interface que apresenta na forma de animação a simulação de instruções para manipulação de dados SQL e consultas sobre os dados, fazendo com que o aluno com o seu uso consiga entender melhor conceitos que são abordados na disciplina de organização de banco de dados. Também a partir da validação pode-se melhorar a qualidade do objeto por permitir diferentes pontos de vista quanto a funcionalidades do mesmo.
Resumo em outro idioma: Computer courses have several initial disciplines such as programming logic, algorithms and the discipline of database organization; among the contents is Structured Query Language (SQL), which causes difficulties. As well as the concepts of manipulation language SQL. Thus, it has been observed a great need of efficient resources for improvement in the teaching and learning of SQL, It may result in a greater interest of the student to dedicate himself to the area and in future researches directed to the teaching and motivation in this type of application. This shows the need to implement new OA (learning objects) that provide and aggregate knowledge. The use of learning objects to support the teaching and learning process has grown in recent years, teachers have used learning objects in their classes to best exemplify real-world and computational problems. On this based on this context, the present work was aimed at the development and validation of an OA with the use of cognitive load theory and the construmed methodology. The developed learning object consists of resources such as text, images, pedagogical content modules about SQL concepts and an interactive interface that presents in the form of animation the simulation of instructions for handling SQL data and queries about the data, the student which that are covered in the database organization discipline. Also from the validation one can improve the quality of the object by allowing different points of view regarding the functionalities of the same.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Ciência da Computação
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: SQL Server (Programa de computador)
Banco de dados - Gerência
Orientador(es): Franzen, Evandro
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Cardoso.pdf3.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons