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dc.contributor.authorBaierle, Ismael Cristofer-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA gestão do conhecimento como estratégia de apoio à tomada de decisão organizacional na área de marketing.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFrozza, Rejane-
dc.contributor.advisorcoNara, Elpídio Oscar Benitez-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriaispt_BR
dc.description.abstractThe approach of this study was to develop a knowledge-based system to assist in decision making in the marketing department of a company. Many authors claim that responding quickly to customer and users’ demands, the organizations must be equipped with information. In different situations, decision-making still takes into account only the past experiences, and this model no longer meets the precepts of the corporate world today, given the speed in which the market and competition are in search of improvement. It is necessary to incorporate knowledge, coming from the execution of processes, to contribute to qualified decision making. Based on the concepts of Competitive Intelligence and Artificial Intelligence, this paper presents proposed cycle storage and processing of organizational knowledge, by developing a decision support system using the precepts of knowledge management processes that contribute to strategic decision, applied to the marketing department of a manufacturer of accessories for motorcyclists. The outlook for the use of intelligent systems contributes to an improvement in decision-making process in order to obtain responses to a standard quality regarding the market demands. Once the most relevant data for decision making are collected through a method based on representational rules, an intelligent system based on knowledge is developed, directly influencing the decisions of the company. With this system, one can predict how the scene will be presented with factors that influence the sale of products. This scenario was not previously considered strategic for improvements in the marketing industry, because no one knew how to evaluate the involved factors.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subject.otherInteligência competitivapt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherSistemas especialistas (Computação)pt_BR
dc.subject.otherProcesso decisóriopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/216-
dc.date.accessioned2015-07-17T12:44:22Z-
dc.date.available2015-07-17T12:44:22Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA abordagem deste trabalho foi o desenvolvimento de um sistema baseado em conhecimento a fim de auxiliar nos processos decisórios no setor de marketing de uma Empresa. Muitos autores afirmam que para responder com agilidade às demandas dos clientes e/ou usuários de uma organização, estas precisam estar munidas de informações. Em diferentes situações, as tomadas de decisões ainda levam em conta apenas experiências passadas, sendo que este modelo não atende mais aos preceitos do mundo corporativo atual, vista a velocidade com que o mercado e a concorrência estão na busca de aperfeiçoamento. É preciso incorporar conhecimento, advindo da execução dos processos, para contribuir na tomada de decisão qualificada. Centrado nos conceitos de Inteligência Competitiva e Inteligência Artificial, apresentamos nesta dissertação a proposta de um ciclo de armazenamento e tratamento do conhecimento organizacional, com o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão utilizando os preceitos da Gestão do Conhecimento que contribua nos processos de decisão estratégica, aplicado ao setor de marketing de uma empresa fabricante de acessórios para motociclistas. As perspectivas apontam para a utilização de sistemas inteligentes, contribuindo na melhoria do processo de tomada de decisão e objetivando obter respostas com alto padrão de qualidade referente às demandas do mercado. Após serem levantados os dados mais relevantes para a tomada de decisão, por meio de um método representacional baseado em regras, desenvolveu-se um sistema inteligente baseado em conhecimento, influenciando diretamente nas decisões da empresa. Com este sistema, é possível prever como será o cenário futuro com fatores que influenciam na venda de produtos, cenário que antes não era considerado como estratégico para melhorias no setor de marketing da empresa, pois não se sabia como avaliar estes fatores.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado

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