Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2174
Autor(es): Frey, Janaina
Título: O superendividamento da população brasileira e sua relação com a publicidade de crédito fácil realizada por bancos e financeiras.
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho monográfico pretende analisar como a doutrina caracteriza o superendividamento do consumidor e qual a efetiva participação da publicidade de crédito realizada por bancos e financeiras nesse fenômeno. Nesse contexto, a problemática a ser enfrentada consiste em analisar se a publicidade de crédito contribui como um dos fatores para o superendividamento da população brasileira. Para dar conta dessa tarefa, utilizou-se o método dedutivo que parte da análise de aspectos mais gerais de forma a possibilitar a análise do tema específico. No que diz respeito ao método de procedimentos, o presente trabalho será elaborado sob leitura, análise e interpretação de texto, com informações de pesquisas bibliográficas e documentais, tendo em vista a utilização de leis e doutrina. Muito embora a observação do objeto de análise proposta seja uma observação jurídica, em alguns momentos será necessário recorrer-se a diferentes enfoques, como o histórico, o político, o filosófico, dentre outros, para auxiliar na busca de sentido de algumas expressões, sem, contudo, perder o enfoque jurídico. No tocante às técnicas de pesquisa, elas estarão resumidas à pesquisa bibliográfica em diversas fontes. Essas, por sua vez, serão aproveitadas através de metodologia de procedimento de leitura, exame de jurisprudência e fichamentos. Nesse trabalho, objetivou-se alcançar um entendimento sobre os efeitos da publicidade no superendividamento da população brasileira, partindo do surgimento do sistema de proteção do consumidor até os dias atuais, onde o crédito para determinada classe da população é fundamental até mesmo para as necessidades básicas.
Resumo em outro idioma: The present monographic work intends to analyze how the doctrine characterizes the consumer's super indebtedness and what the effective participation of the publicity of credit realized by banks and financiers in this phenomenon. In this context, the problem to be faced is to analyze whether credit advertising contributes as one of the factors for the over-indebtedness of the Brazilian population. In order to deal with this task, the deductive method was used as part of the analysis of more general aspects in order to allow the analysis of the specific theme. Regarding the method of procedures, the present work will be elaborated under reading, analysis and interpretation of text, with bibliographical and documentary research information, in view of the use of laws and doctrine. Although the observation of the proposed object of analysis is a legal observation, in some moments it will be necessary to resort to different approaches, such as historical, political, philosophical, among others, to help in the search for meaning of some expressions, without, however, lose the legal focus. With regard to research techniques, they will be summarized in bibliographical research from several sources. These, in turn, will be utilized through methodology of reading procedure, examination of case law and records. In this work, the objective was to reach an understanding of the effects of advertising on the over-indebtedness of the Brazilian population, starting from the emergence of the consumer protection system to the present day, where credit for a particular population class is fundamental even for basic needs.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Direito
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Defesa do consumidor
Dívidas pessoais
Empréstimo bancário
Bancos - Propaganda
Orientador(es): Rehbein, Veridiana Maria
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