Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/218
Autor(es): Silva, Angela Cristina Ferreira da
Título: Os sentidos da docência universitária para um grupo de professores fisioterapeutas.
Data do documento: 2011
Resumo: A formação docente tem sido problematizada em diferentes pesquisas que investigam o ensino superior. Esta pesquisa teve como objetivos estudar e compreender os sentidos da docência universitária a partir das práticas pedagógicas dos professores fisioterapeutas, que atuam em uma instituição de ensino superior comunitária, na região do Vale do Rio Pardo no Rio Grande do Sul. A metodologia escolhida foi de cunho qualitativo, com um constante repensar sobre o fazer docente, pois este não é um produto pronto e acabado, mas em suspensão, a partir das relações que estabelece e que se movimentam. Desta forma, não marca uma forma de ser docente, mas problematiza a formação docente a partir de si e dos seus entornos. Para a produção dos dados, elegi os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, questionário, diário de campo e as diretrizes curriculares nacionais para os Cursos de Fisioterapia (como fonte de consulta e estudo). Os sujeitos da pesquisa foram 14 professores fisioterapeutas, dos quais 12 são do sexo feminino, 100% possuem titulação de mestrado, dois de doutorado e um é doutorando. Do material da pesquisa emergiram duas unidades de análise. A primeira discute a formação dos fisioterapeutas que se tornaram professores, cuja maioria atua exclusivamente na docência universitária, mas não ?estudaram? para serem docentes universitários. Na segunda unidade, suscito o fazer fisioterapêutico como orientador da prática docente, uma vez que, embora o Curso de Fisioterapia tenha projetos de pesquisa e extensão, esses não são potencializados pelos docentes como locais de aprendizados, não conseguindo articulá-los com o ensino da graduação. Ainda discuto as questões que emergiram do estudo:a técnica mais utilizada por esse grupo de professores fisioterapeutas em sala de aula é o multimídia seguido por estudos de casos; a instituição proporciona, através do programa de pedagogia universitária, investimentos significativos aos docentes em relação às atualizações e, especialmente para a área da saúde, espaço para discussão de processos pedagógicos no que se refere às avaliações. Esta pesquisa me proporcionou repensar a constituição da minha formação docente e os sentidos a ela atribuídos, movimentando-me e deslocando-me a fazer outras articulações antes não pensadas: a formação como um processo dinâmico engendrado nas relações que se estabelecem, lançando mão dos investimentos internos, podendo, assim, produzir-me e produzir o outro.
Resumo em outro idioma: Teacher training has been analyzed in different researches which investigate higher education. The present research aimed to study and understand the meanings of university teaching from physiotherapist professors' pedagogical practices who work in an institution of communitarian higher education in the region of Vale do Rio Pardo in Rio Grande do Sul. It was chosen qualitative methodology, with a constant reflection of the teacher practice, because this is not an already finished product, but in construction, based on the relationships established which are in movement. Thus, it does not establish one way of being a professor, but it brings to discussion the professor training from oneself and from one’s surroundings. For production data, I chose the following instruments: semi-structured interview, questionnaire, field journal and national curriculum guidelines for physiotherapy courses (as a research source and study). The study subjects were 14 physiotherapist professors: 12women, 100% have Masters titles, 2 doctors and a doctorate student. Two units of analysis emerged from research material. The first one discusses the training of physiotherapist professionals who became professors. Most of them work exclusively in university teaching, but they did not "study" to be university professors. In the second unit, I discuss the physiotherapeutic practice as a guideline for teaching practice. Although the Physiotherapy course has research and extension projects, these ones are not potentialized by professors as learning places, failing to match them with graduation teaching. Also it is discussed the issues that emerged from the study: the technique most widely used by this group of physiotherapist professors in the classroom is the multimedia technique followed by case studies. The institution provides through the university pedagogical program significant investments for professors in relation to updates and, especially for health area, a space for discussion of pedagogical processes in relation to the assessments. This research has enabled me to think over the constitution of my teacher training and the meanings attributed to it by helping me to move to other views, places and articulations not previously thought: the formation as a dynamic process engendered in relationships that are established, making use of internal investments, and thus enabling me to constitute myself and the other.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Professores universitários - Formação
Fisioterapia - Estudo e ensino
Ensino superior
Orientador(es): Oliveira, Cláudio José de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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