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dc.contributor.authorLopes, Martina Andresa Weiss-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleGestão administrativa para profissionais da saúdept_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do sulpt_BR
dc.contributor.advisorSantos, Mirela Jeffman dos-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAdministração de serviços de saúdept_BR
dc.subject.otherPessoal de saúde - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação em saúde - Currículospt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2191-
dc.date.accessioned2018-08-27T14:32:47Z-
dc.date.available2019-01-01T00:04:05Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA inserção dos acadêmicos recém-formados no mercado de trabalho pode representar um processo desafiador para qualquer profissional, incluindo nesse grupo os profissionais da área da saúde, cujas insegurança é frequentemente observada nos graduandos e egressos. As Instituições de Ensino Superior - IES, representam agentes influenciadores da disseminação do conhecimento, que são fundamentais na capacitação e preparação dos alunos para o seu futuro profissional, incentivando e motivando os alunos, para que os mesmos tenham iniciativas empreendedoras, realizando a implementação de práticas conectadas com a realidade, gerando impacto positivo diretamente na geração de emprego, na renda e no desenvolvimento econômico. Devido ao conceito de gestão ser amplamente usado no campo empresarial e de acordo com o entendimento de Sobral e Peci (2013), a qualidade de uma administração pode ser um fator determinante para o sucesso ou o insucesso das organizações, pois refere-se à ação e ao efeito de gerir ou de administrar, o objetivo deste trabalho é analisar a importância da formação em gestão para os profissionais em saúde. A Universidade de Santa Cruz do Sul está localizada na cidade de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Teve sua fundação em 1962 e a partir de 1993, com o êxito no processo de criação, denominou-se Universidade. Em 2018/1 conta com 60 cursos de graduação, 23 cursos de pós-graduação lato sensu, 8 cursos de mestrado e 5 cursos de doutorado em andamento nos cursos de pós-graduação stricto sensu. Caracteriza-se como uma universidade comunitária, que se propõe a atender o ensino, qualificando profissionais das mais diversas áreas de forma específica às necessidades culturais, educacionais, científicas e tecnológicas das suas regiões de abrangência. Na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, são ofertados 10 cursos pertencentes a área da saúde, sendo estes Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Tecnólogo em Estética e Cosmética. Os cursos superiores da área da saúde, no geral, são focados na formação técnica dos estudantes, ou seja, enfatizam o conhecimento específico da área do conhecimento como enfermagem, odontologia e medicina, e pouco se preocupam com as competências complementares que podem tornar estes profissionais mais capacitados para atuar no mercado, especialmente na área de gestão. É bastante comum que os acadêmicos dos cursos de saúde, após se formarem, abram os seus próprios consultórios ou clínicas para atuar de forma autônoma. No entanto, esses profissionais recém-formados não foram preparados para administrar negócios, de modo que não dispõem do conhecimento necessário para atuar como gestores. Deste modo, justifica-se a apresentação desta pesquisa, na qual pretende-se destacar a importância da administração para os profissionais da saúde e como estes profissionais podem se estabelecer no mercado, como reagir e se adaptar as mudanças ocorridas no ambiente interno e externo, em que estão inseridos. E isto é imprescindível para o crescimento destas organizações, possibilitando deste modo o desenvolvimento e a economia do país. Nesse sentido, o presente estudo teve como analisar a importância da formação em gestão para os profissionais em saúde. Buscou-se também a identificação das disciplinas de gestão que integram as matrizes curriculares dos cursos superiores da área da saúde, analisar a percepção dos egressos dos cursos superiores de saúde em relação a formação na área de gestão e identificar as dificuldades destes profissionais na gestão de negócios em saúde.pt_BR
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