Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorin, Mirceia Pereira-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO uso de ambientes virtuais de aprendizagem com agentes pedagógicos emocionais para capacitação em organizações.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFrozza, Rejane-
dc.contributor.advisorcoKipper, Liane Mählmann-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriaispt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the modeling and development of a pedagogical agent called Doris, in a virtual learning environment, expressing emotions (joy, sadness, hope, doubt, attention, surprise and anger) in environmental interaction with users. The knowledge base of the environment, shaped in the form of web pages, refers to the field of selective collection and composting. Currently, the labor market is becoming increasingly specialized and qualified professionals concern has been high between the organizations was necessary to subject them to training courses and specializations, with the goal of adding more value to human capital organizations. This work also addresses a pedagogical practice for training in organizations, using a virtual learning environment with emotional pedagogical agent, seeking quality, motivation and enthusiasm in learning processes, optimization of time and resources of organizations, while maintaining efficient results and quality of processes executed. The environment was used by a group of ten users in a training process for the selective collection system and composting, a practice used at the University of Santa Cruz do Sul (UNISC). Considering that every year people access the University, currently the training process occurs annually and in person, with a limited number of people. Using this virtual learning environment, more people can access knowledge about the subject, making the process of accommodation and assimilation of knowledge faster and more accessible to the entire academic community, strengthening environmental education and organizational support.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subject.otherRecursos de redes de computadorespt_BR
dc.subject.otherQualificações profissionaispt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/219-
dc.date.accessioned2015-07-17T13:08:49Z-
dc.date.available2015-07-17T13:08:49Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a modelagem e o desenvolvimento de um agente pedagógico, chamado Dóris, em um ambiente virtual de aprendizagem, expressando emoções (alegria, tristeza, expectativa, dúvida, atenção, surpresa e indignação) na interação do ambiente com os usuários. A base de conhecimento do ambiente, modelada na forma de páginas web, refere-se ao domínio da coleta seletiva, reciclagem e compostagem. Atualmente, o mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais especializado e a preocupação em qualificar os profissionais tem sido grande entre as organizações, havendo a necessidade de submetê-los a treinamentos, cursos e especializações, com o objetivo de agregar mais valor de capital humano às organizações. Assim, este trabalho também aborda uma prática pedagógica para capacitação nas organizações, com o uso de um ambiente virtual de aprendizagem com agente pedagógico emocional, visando qualidade, motivação e entusiasmo nos processos de aprendizagem, otimização de tempo e recursos das organizações, mantendo resultados eficientes e de qualidade nos processos executados. O ambiente foi utilizado por um grupo de dez usuários em um processo de capacitação para o sistema de coleta seletiva, reciclagem e compostagem, prática utilizada na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Considerando que a cada ano muitas pessoas acessam a Universidade, atualmente o processo de capacitação ocorre anualmente e de forma presencial, atingindo um número limitado de pessoas. Com o uso deste ambiente virtual de aprendizagem, mais pessoas poderão acessar conhecimento sobre o assunto, tornando o processo de acomodação e assimilação do conhecimento mais ágil e ao alcance de toda a comunidade acadêmica, fortalecendo a educação ambiental e a sustentabilidade organizacional.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MirceiaBorin.pdf4.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons