Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2206
Autor(es): Martins, Quésia Ferreira
Título: A educação ambiental como ferramenta para a construção da gestão empresarial sustentável : proposta para as escolas municipais de Tabaí/RS.
Data do documento: 2017
Resumo: A educação ambiental parte da premissa que uma educação para o desenvolvimento sustentável orienta as pessoas a viverem suas vidas de uma maneira mais sustentável e a responsabilizar-se pelos danos causados ao planeta. Nesse sentido, com o intuito de compreender e analisar as práticas de gestão socioambientais desenvolvidas pelas escolas municipais de Tabaí/RS e desenvolver uma proposta de um Programa de Educação Ambiental, direcionado à rede municipal de educação, será aplicada uma pesquisa qualificada como: quanto à abordagem, qualitativa; quanto aos objetivos, descritiva; segundo o procedimento técnico, trata-se de um estudo de caso; e as técnicas de coleta de dados serão entrevistas e análise de documentos. Falar sobre os desafios da educação de modo geral, é abordar também, os desafios dos educadores. Compete a eles discutir com seriedade os valores éticos que sustentarão a educação deste século e não apenas os interesses altamente econômicos, visando à manutenção da racionalidade insustentável do mercado atual. As propostas sugeridas, não envolvem somente a escola, mas também a comunidade onde a mesma está inserida. A educação ambiental não pode ser vista de forma paliativa, mas sim ser recorrente no cotidiano das pessoas, condizendo com o conceito da sustentabilidade, onde prega o uso dos recursos naturais de modo que não faltem para as gerações futuras, ou seja, é uma ferramenta da gestão empresarial sustentável, de longo prazo e alcance. Portanto, a educação ambiental, desde o seu surgimento, contribui diretamente para a gestão socioambiental e sustentável dentro das empresas. Pesquisas nesse sentido, podem abrir novos parâmetros e mostrar outros cenários da educação ambiental, de modo que a sustentabilidade do planeta não fique apenas em documentos assinados por governantes globais, mas que seja repensada por todos, de tal modo que diminua a degradação do meio ambiente.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Gestão ambiental
Responsabilidade social da empresa
Política ambiental
Ambiente escolar
Escolas municipais
Orientador(es): Marques, Ana Flávia
Aparece nas coleções:Administração

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