Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2206
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Quésia Ferreira | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental como ferramenta para a construção da gestão empresarial sustentável : proposta para as escolas municipais de Tabaí/RS. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.degree.local | Montenegro | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Marques, Ana Flávia | - |
dc.degree.department | Curso de Administração | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.other | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject.other | Responsabilidade social da empresa | pt_BR |
dc.subject.other | Política ambiental | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas municipais | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2206 | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-03T20:07:08Z | - |
dc.date.available | 2018-09-03T20:07:08Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação ambiental parte da premissa que uma educação para o desenvolvimento sustentável orienta as pessoas a viverem suas vidas de uma maneira mais sustentável e a responsabilizar-se pelos danos causados ao planeta. Nesse sentido, com o intuito de compreender e analisar as práticas de gestão socioambientais desenvolvidas pelas escolas municipais de Tabaí/RS e desenvolver uma proposta de um Programa de Educação Ambiental, direcionado à rede municipal de educação, será aplicada uma pesquisa qualificada como: quanto à abordagem, qualitativa; quanto aos objetivos, descritiva; segundo o procedimento técnico, trata-se de um estudo de caso; e as técnicas de coleta de dados serão entrevistas e análise de documentos. Falar sobre os desafios da educação de modo geral, é abordar também, os desafios dos educadores. Compete a eles discutir com seriedade os valores éticos que sustentarão a educação deste século e não apenas os interesses altamente econômicos, visando à manutenção da racionalidade insustentável do mercado atual. As propostas sugeridas, não envolvem somente a escola, mas também a comunidade onde a mesma está inserida. A educação ambiental não pode ser vista de forma paliativa, mas sim ser recorrente no cotidiano das pessoas, condizendo com o conceito da sustentabilidade, onde prega o uso dos recursos naturais de modo que não faltem para as gerações futuras, ou seja, é uma ferramenta da gestão empresarial sustentável, de longo prazo e alcance. Portanto, a educação ambiental, desde o seu surgimento, contribui diretamente para a gestão socioambiental e sustentável dentro das empresas. Pesquisas nesse sentido, podem abrir novos parâmetros e mostrar outros cenários da educação ambiental, de modo que a sustentabilidade do planeta não fique apenas em documentos assinados por governantes globais, mas que seja repensada por todos, de tal modo que diminua a degradação do meio ambiente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quésia Ferreira Martins.pdf | 830.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons