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http://hdl.handle.net/11624/2210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gelsdorf, Luísa | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Coberturas utilizadas para o tratamento de lesões por pressão : intervenção educativa com profissionais de enfermagem. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Koepp, Janine | - |
dc.degree.department | Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Lesão por pressão | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Serviços de enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Assistência ao paciente | pt_BR |
dc.subject.other | Bandagens | pt_BR |
dc.subject.other | Bandagens Compressivas | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2210 | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-04T15:35:22Z | - |
dc.date.available | 2020-12-16T00:03:06Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | As lesões por pressão (LPP) são consideradas um indicador de qualidade na assistência em enfermagem e são geradoras de alto impacto nos custos em saúde, além de gerarem sofrimento ao paciente, aumento do tempo de internação, morbidade e até mesmo mortalidade. Os profissionais de enfermagem devem estar qualificados para evitar e tratar as LPP e para isso devem estar capacitados. O objetivo desta pesquisa é identificar se após uma intervenção educativa ocorre melhora no conhecimento dos profissionais sobre as coberturas recomendadas para curativos de lesões por pressão. O método de pesquisa foi de natureza quantitativa, de delineamento quase-experimental do tipo antes e depois. Foi realizado uma revisão de literatura para subsidiar a elaboração de um Procedimento Operacional Padrão (POP), o qual foi elemento chave na intervenção educativa. A pesquisa demonstrou resultados positivos obtidos após a intervenção educativa, onde houve aumento no número de acertos em 5 das 7 questões no momento do pós-teste, significando 71,42% de melhora na resolução das questões o que denota melhora do conhecimento dos profissionais sobre coberturas para curativos de LPP após a intervenção. Conclui-se que as atividades de intervenção educativa melhoram o conhecimento dos profissionais que participam destas atividades, principalmente, quando são focadas nos processos de trabalho e quando se utilizam de ferramentas de aprendizagem que estimulem a participação e envolvimento dos sujeitos durante a intervenção. Os resultados apresentados na pesquisa corroboram com os demais estudos e trazem a significância da realização de ações com cunho educativo para os profissionais da saúde, o que contribui para melhorar o conhecimento científico destes profissionais. | pt_BR |
dc.description.protocolo | 2393080 - 22.09.2017 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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