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dc.contributor.authorGelsdorf, Luísa-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleCoberturas utilizadas para o tratamento de lesões por pressão : intervenção educativa com profissionais de enfermagem.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorKoepp, Janine-
dc.degree.departmentCurso de Enfermagempt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLesão por pressãopt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherServiços de enfermagempt_BR
dc.subject.otherAssistência ao pacientept_BR
dc.subject.otherBandagenspt_BR
dc.subject.otherBandagens Compressivaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2210-
dc.date.accessioned2018-09-04T15:35:22Z-
dc.date.available2020-12-16T00:03:06Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoAs lesões por pressão (LPP) são consideradas um indicador de qualidade na assistência em enfermagem e são geradoras de alto impacto nos custos em saúde, além de gerarem sofrimento ao paciente, aumento do tempo de internação, morbidade e até mesmo mortalidade. Os profissionais de enfermagem devem estar qualificados para evitar e tratar as LPP e para isso devem estar capacitados. O objetivo desta pesquisa é identificar se após uma intervenção educativa ocorre melhora no conhecimento dos profissionais sobre as coberturas recomendadas para curativos de lesões por pressão. O método de pesquisa foi de natureza quantitativa, de delineamento quase-experimental do tipo antes e depois. Foi realizado uma revisão de literatura para subsidiar a elaboração de um Procedimento Operacional Padrão (POP), o qual foi elemento chave na intervenção educativa. A pesquisa demonstrou resultados positivos obtidos após a intervenção educativa, onde houve aumento no número de acertos em 5 das 7 questões no momento do pós-teste, significando 71,42% de melhora na resolução das questões o que denota melhora do conhecimento dos profissionais sobre coberturas para curativos de LPP após a intervenção. Conclui-se que as atividades de intervenção educativa melhoram o conhecimento dos profissionais que participam destas atividades, principalmente, quando são focadas nos processos de trabalho e quando se utilizam de ferramentas de aprendizagem que estimulem a participação e envolvimento dos sujeitos durante a intervenção. Os resultados apresentados na pesquisa corroboram com os demais estudos e trazem a significância da realização de ações com cunho educativo para os profissionais da saúde, o que contribui para melhorar o conhecimento científico destes profissionais.pt_BR
dc.description.protocolo2393080 - 22.09.2017pt_BR
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