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dc.contributor.authorDuarte, Meline Cardoso-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.titleIndicativos físicos e psíquicos de Síndrome de Burnout em docentes da área da saúde de uma universidade comunitária.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do sulpt_BR
dc.contributor.advisorAlves, Luciane Maria Schmidt-
dc.degree.departmentCurso de Enfermagempt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherBurnout (Psicologia)pt_BR
dc.subject.otherEsgotamento profissionalpt_BR
dc.subject.otherEstressept_BR
dc.subject.otherPessoal de saúde - Estresse ocupacionalpt_BR
dc.subject.otherProfessores universitários - Estresse ocupacionalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2217-
dc.date.accessioned2018-09-05T12:51:03Z-
dc.date.available2020-06-29T00:03:06Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA Síndrome de Burnout (SB) é definida pela forma crônica do estresse ocupacional, constituída por três dimensões, exaustão emocional, despersonalização e sentimento de baixa realização profissional. A cada ano, cresce o número de casos da SB entre os trabalhadores brasileiros, conforme pesquisa realizada pelo International Stress Managemet Association. No Brasil, cerca de 30% dos brasileiros são portadores desta doença, afetando cerca de 4,5% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional a cada ano. Este estudo adotou o método exploratório e descritivo com abordagem híbrida, quantiqualitativa, trata sobre os sinais e sintomas da SB em docentes de cursos da área da saúde, profissionais que estão expostos a riscos psíquicos e fatores estressores desencadeadores de sofrimento no trabalho. O questionário utilizado para a coleta de dados para todos os participantes foi o MBI ? Maslach Burnout Inventory, elaborado por Christina Maslach e Susan Jackson em 1978. A pesquisa foi realizada na Universidade de Santa Cruz do Sul, uma Universidade comunitária, sem proprietários, conduzida por representantes de entidades da comunidade. Percebe-se nos resultados que a maioria dos sujeitos referem sentimentos de esgotamento emocional em relação ao seu trabalho, enquadrando-se na alternativa que descreve o professor com possibilidade de desenvolver Síndrome de Burnout. Sugerindo, segundo as orientações do instrumento aplicado, procurar trabalhar as recomendações de prevenção da síndrome.pt_BR
dc.description.protocolo2.671.628-
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